Gazeta Esportiva.com
·18. Januar 2026
Dorival destaca postura do Corinthians em empate e admite dificuldades no Paulista: “Ninguém faz milagre”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18. Januar 2026

O técnico Dorival Júnior valorizou — e muito — a postura aguerrida do Corinthians no empate em 1 a 1 contra o São Paulo na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O treinador se viu satisfeito com a garra da equipe, que não se entregou e foi buscar o empate nos últimos minutos do Majestoso graças a um gol de Breno Bidon.
“Eu fiquei satisfeito, porque eu vi meu time lutando até o último momento. Acho que é isso que queremos, uma entrega total em busca do resultado. Quando as coisas não vão bem tecnicamente, você tem que improvisar e encontrar caminhos, e foi isso que o Corinthians fez. Tivemos merecimentos aí. Seria uma injustiça grande termos saído com a derrota pelo volume que tivemos. Isso se repetiu muito no ano passado no Brasileiro. No momento em que tínhamos um probleminha qualquer, acabava saindo um gol. Isso temos que nos atentar, corrigir, e que não se torne um fato recorrente. A equipe teve merecimento para que pudesse ter até coisas melhores, mas não foi alcançado. Mas fico satisfeito porque vi uma equipe se entregou”, destacou o comandante.
Dorival também admitiu que o Corinthians terá dificuldades neste início de temporada e será obrigado a promover mudanças na equipe, jogo a jogo, devido ao calendário apertado. O Timão saiu de férias no fim de dezembro e teve cerca de dez dias de pré-temporada, o que afetou a forma física dos jogadores.
“Nós saímos 15 dias depois de todo mundo de férias, e voltamos sem um período de recuperação e tampouco de um condicionamento melhor. Teremos muitas dificuldades ao longo desse processo, podem ter certeza. Já avisava, que o Paulista seria uma armadilha muito grande para todas as equipes. Nós ainda não recuperamos e nos condicionamos para um ano tão importantes. Vamos ter que conviver com oscilações”, reconheceu o treinador.
Dorival, então, foi questionado se a situação do Corinthians no Campeonato Paulista o preocupa. O Timão figura na sétima colocação e está na zona de classificação ao mata-mata, mas tem uma dura sequência nos próximos dias, com mais dois clássicos pela frente.
“O Corinthians foi a única equipe que pegou três clássicos na mesma semana. É uma coisa que nós não temos outro caminho. Ninguém faz milagre, não tem como. É uma equipe que ainda não está condicionada, buscando uma recuperação física. É impossível alcançar uma regularidade em uma competição iniciando com nove, dez dias. Vamos ter dificuldades, podem ter certeza, e estamos fazendo de tudo para minimizar todos os problemas, inclusive mudanças dentro do grupo. Não temos outro caminho. Se não, vamos correr o risco de termos jogadores pedidos para o DM no início das competições. Para isso, vamos ter que modificar o time em todas as rodadas”, avaliou.
O Corinthians encontrou problemas para furar a linha de defesa do São Paulo, sobretudo na segunda etapa. De acordo com Dorival, as dificuldades foram impostas pela forte linha defensiva do rival.
“Problema todo é que o São Paulo se comportou de outra forma no segundo tempo. Dificilmente passaram da linha do meio, como aconteceu algumas vezes na primeira etapa. Em razão disso, tivemos dificuldade de infiltrações, uma equipe muito bem postada, com jogadores de qualidade, e mesmo assim, nosso perde pressiona estava muito ligado e produzindo resultados. Foi uma equipe que se defendeu muito bem. As dificuldades foram geradas em razão do posicionamento que o São Paulo adotou na segunda etapa”, analisou.
Por fim, Dorival Júnior também disse entender que a arbitragem de João Vitor Gobi não interferiu no resultado da partida. Em determinados momentos, ele e Hernán Crespo demonstraram insatisfação com as decisões tomadas, mas o treinador alvinegro classificou a arbitragem como “segura”.
“Não, de maneira nenhuma, não houve interferência no resultado, apenas alguns critérios que não foram iguais. Mas não foi uma arbitragem ruim não. Não teve problema nenhum. É um árbitro seguro, sabe apitar, apenas alguns critérios usados para os dois lados, que não foram semelhantes hoje. Mas não interferiu no resultado da partida”, concluiu Dorival.









































