Zerozero
·19. September 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19. September 2024
Ederson Moraes, que passou pela formação e equipa principal do Benfica, é visto como um dos melhores guarda-redes do Mundo, mas não é só entre os postes que o brasileiro se destaca. A força e colocação do seu pé esquerdo também o colocam nas bocas do Mundo e, agora, está perto de fazer história.
De vez a vez lá o tema da força e precisão do jogo de pés de Ederson vem à baila. Começou a ser tema ainda quando jogava em Portugal, ao serviço do Rio Ave e do Benfica - onde chegou a fazer uma assistência, na vitória por 5-0, frente ao Vitória SC -, mas tem-se intensificado na Premier League, onde representa o Manchester City - até pela maior visibilidade do palco onde se insere.
Neste último fim de semana, no passado dia 14 de setembro, voltou a surgir à baila, quando o guardião de 31 anos fez a assistência para o golo da vitória do Manchester City, na receção ao Brentford, por 2-1 (num grande trabalho de Erling Haaland). Já lá vão quatro assistências em sete anos (entrou na 8ª temporada) na Premier League. Números impressionantes para um guarda-redes.
Por isso mesmo, questionámo-nos se Ederson não teria já feito história entre os guarda-redes ao nível de assistências. O nosso Playmaker Stats vasculhou pela história da Premier League como hoje a conhecemos, desde a época 1992/93, e verificou que o canarinho está a apenas uma assistência de igualar - está empatado, nesta altura, com Pepe Reina em 2º lugar - o guarda-redes com mais passes para golo na história da prova.
E quem é esse recordista? Nada mais, nada menos que o histórico internacional inglês, que ao longo de mais de uma dezena de épocas na Premier League, onde representou o Leeds United, Tottenham e Blackburn Rovers, fez um total de cinco assistências.
Contudo, nota para o facto de Paul Robinson, que representou a seleção inglesa em 41 ocasiões, ter realizado um total de 375 jogos na Premier League. Ederson, por sua vez, vai nos 254 encontros na prova.