oGol.com.br
·29. Dezember 2025
Egito e África do Sul nas oitavas da CAN; Angola sonha com a calculadora na mão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·29. Dezember 2025

A Angola ainda sonha com vaga no mata-mata da Copa Africana de Nações. Necessitando de uma vitória para avançar à próxima fase diretamente - e contando com um tropeço da África do Sul -, os Palancas Negras não conseguiram superar o Egito e, com apenas um empate sem gols, agora precisam de uma série de resultados favoráveis para serem um dos quatro melhores terceiros colocados.
Durante um primeiro tempo equilibrado, com ambas as equipes tentando se impor no ataque, foi a seleção egípcia que conseguiu criar mais jogadas ofensivas.
Contudo, isso não representou um perigo real para Hugo Marques. Meramente observando durante boa parte do primeiro tempo, o goleiro viu seu colega Kialonga Gaspar, desperdiçar a melhor chance da primeira metade do jogo. Em uma boa posição dentro da área adversária, acertou bem a bola e perdeu uma excelente oportunidade de marcar.
Até o intervalo, a Angola continuou pressionando e chegou muito perto de marcar em duas ocasiões. Na primeira, Mabalulu chutou cruzado para uma defesa segura de Mostafa Ahmed; na segunda, Chico Banza fez uma tabela com Fredy e mandou um chute que passou raspando a trave do gol egípcio.
No segundo tempo, apesar do domínio territorial da equipe comandada por Patrice Beaumelle, o Egito foi quem mais ameaçou, mas o placar sem gols persistiu.
Em três dos seis grupos, já está confirmado que o terceiro colocado terá mais pontos que Angola, que agora espera pelos resultados dos Grupos A e C.
Em uma posição mais confortável no grupo, a África do Sul foi mais eficiente que Angola e garantiu sua vaga nas oitavas de final após vencer o Zimbábue por 3 a 2.
Favorita desde o início do jogo, a seleção sul-africana não decepcionou e, aos sete minutos, já estava à frente. Sipho Mbule deu o primeiro alerta nos momentos iniciais e Tshepang Moremi inaugurou o placar ao aproveitar um excelente passe de Lyle Foster.
Apesar de estar atrás no placar, o Zimbábue não se abateu e conseguiu reagir: aproveitado bola de Jonah Fabisch, Tawanda Maswanhise empatou o jogo, deixando tudo em aberto para o restante da partida.
Contudo, até o intervalo, o placar não se alterou mais. Siyabonga Ngezana ganhou de cabeça contra a defesa adversária, mas mandou a bola por cima do travessão, para alívio de Washinghton Arubi.
No segundo tempo, a África do Sul voltou determinada a retomar a liderança no placar e conseguiu. De cabeça, Forster balançou as redes. Entretanto, o Zimbábue conseguiu igualar novamente o placar. Maswanhise quase marcou seu segundo gol, mas, após uma defesa do goleiro sul-africano, foi Aubrey Modiba quem acabou marcando contra. Depois da defesa, a bola bateu no defensor e entrou no gol.
Até o final do jogo, a partida continuou emocionante e, após um toque de mão na área, o árbitro marcou pênalti, de onde Oswin Appollis converteu com sucesso, decidindo assim um jogo complicado para a África do Sul, garantida nas oitavas.









































