Coluna do Fla
·26. Januar 2026
Ele não esquece! Abel Ferreira fala do Flamengo em 4 de 5 coletivas no Palmeiras em 2026

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26. Januar 2026

Definitivamente, o ano de 2025 não acabou na cabeça de Abel Ferreira. Afinal, o técnico do Palmeiras não esquece o tetracampeão da Libertadores. No sábado (24), após a vitória sobre o São Paulo, o vice continental falou do Flamengo mais uma vez. Das cinco coletivas pós-jogo do português no ano, em quatro o Rubro-Negro foi citado pelo profissional.
Dessa vez, Abel Ferreira destacou a constância do Flamengo nos últimos anos, mas apontou que alguns times podem surpreender na luta pelos principais títulos da temporada. Além disso, o treinador opinou que ter dinheiro não é garantia de sucesso.
— O Cruzeiro ano passado brigou até o fim. O Palmeiras tem sido constante em 1º e 2º. O Flamengo igual, mas há dois anos, o Grêmio e o Inter também chegaram perto. Entendo o que dizem sobre a organização. Mas se formos só decidir com o coração, todos os dias mandamos jogadores, treinador embora. E não funciona assim. Clubes sérios funcionam como empresas, com processos, continuidade e responsabilidade. Os clubes que sabem o que querem e sabem como é difícil contratar bons profissionais, fazem de tudo para mantê-los. Já ganhou Palmeiras, Flamengo, Atlético, Botafogo. É bem repartido -, falou Abel Ferreira.
— Quando não se é responsável, gasta-se mais do que pode, as coisas podem até voltar. A ordem no clube não garante títulos, se fosse assim o Real Madrid sempre ganharia, o PSG sempre ganharia, mas não é assim, eles ganham e perdem como os outros. Mas estruturas organizadas estão mais perto de ganhar. Estruturas mais desorganizadas podem ganhar, mas vai ser mais esporádico -, acrescentou.
Na primeira coletiva do ano, após vitória sobre a Portuguesa, Abel Ferreira ironizou o “título com o asterisco” do Flamengo na Libertadores. Na ocasião, o treinador relembrou a não expulsão de Erick Pulgar em lance com Bruno Fuchs na decisão.
Posteriormente, após o triunfo diante do Santos, Abel cutucou o Flamengo por supostamente não utilizar a base com a mesma frequência que o Palmeiras. Já depois do duelo com o Mirassol, o português fez uma afirmação que não condiz com a realidade ao dizer que o Mais Querido investe o dobro do que o vice da Libertadores.
A única vez em que o Flamengo não foi mencionado aconteceu na quarta rodada do Paulistão, quando o Palmeiras sofreu 4 a 0 do Novorizontino. Será que o Mais Querido seguirá na cabeça de Abel Ferreira após a estreia do time no Brasileirão, diante do Atlético-MG, na quarta-feira (28)?









































