AVANTE MEU TRICOLOR
·14. Oktober 2025
Em um só ano de São Paulo, Oscar passou mais tempo contundido que em toda a sua carreira fora do país

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·14. Oktober 2025
Apresentado como o grande reforço do São Paulo para a temporada, Oscar vai se confirmando como a maior frustração após uma nova contusão sua ser anunciada nesta segunda-feira (13) pelo clube do Morumbi.
De acordo com o Tricolor, o camisa 8 se queixou de dores na panturrilha esquerda no treino desta manhã e passou por avaliações clínicas e exames de imagem que identificaram uma lesão muscular.
O jogador iniciou o tratamento no Reffis e muito provavelmente será desfalque para o duelo de quinta-feira (16), às 19h (de Brasília), contra o Grêmio, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.
É mais um capítulo no histórico de decepções do meia-atacante nesta sua volta ao São Paulo após 15 anos.
Em números práticos e absolutos, Oscar sofreu sua quinta contusão desde o início do ano. Iguala, assim, o total de lesões que lhe acometeu nos 12 anos que passou fora do Brasil, entre 2012 e 2024, por Chelsea, da Inglaterra, e Shanghai Port, da China.
Dados do portal ‘Transfermarkt’ apontam que Oscar sofreu cinco contusões ao todo nesse período de mais de uma década atuando no exterior. Dizer que ele ‘igualou’ o período ‘de molho’ soa como benevolência, já que duas dessas lesões ocorreram em períodos no qual o meia estava cedido pelo Chelsea à Seleção Brasileira. Uma delas, também no time inglês, nem pode se considerada contusão, já que o jogador ficou doente.
No início de maio de 2015, o atual camisa 8 tricolor integrava o grupo brasileiro que se preparava para disputar a Copa América quando sofreu uma lesão grau 3 no quadríceps da perna direita. Acabou cortado pelo técnico Dunga após pedido formal do Chelsea à CBF para que ele fosse poupado.
Ainda de acordo com o sítio, Oscar sofreu ainda defendendo o Chelsea um traumatismo no joelho, também no início da temporada 2015/16, e ainda ficou nove dias ausente dos trabalhos em dezembro de 2016 por ter ficado doente.
Na China, o meia-atacante teve duas contusões, segundo o ‘Transfermarkt’. Sofreu uma rotura muscular da coxa em novembro de 2020 e fraturou um dedo do pé em setembro de 2021.
No tempo informado pelo portal, durante sua carreira atuando por clubes do exterior, Oscar ficou de fora ao todo se recuperando de problemas clínicos por 168 dias.
É um pouco menos do que o tempo afastado no São Paulo entregue ao Reffis. Somada as quatro contusões antes dessa, o camisa 8 passou 175 dias se recuperando.
Seguindo com os dados do ‘Transfermarkt’, Oscar desfalcou Chelsea e Shanghai por 27 jogos ao todo nos 12 anos que atuou pelos dois clubes.
Oscar não entra em campo pelo Tricolor desde o empate em 2 a 2 com o Bragantino, fora de casa, em 16 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o meia sofreu uma fratura de três vértebras lombares e ficou ausente de 16 partidas se recuperando da contusão.
Nos dois últimos jogos, o camisa 8 esteve relacionado pelo técnico Hernán Crespo, mas acabou não entrando em campo, ainda sentindo a falta de uma melhor condição física.
Somando todas as contusões, o camisa 8 esteve indisponível em 30 das 57 partidas realizadas pelo clube na atual temporada.
1 – 29/3 – pequena lesão na região posterior da coxa esquerda – 1 JOGO FORA 2 – 6/4 – lesão na região posterior da coxa esquerda – 10 JOGOS FORA 3 – 27/5 – edema na região posterior da coxa esquerda – 3 JOGOS FORA 4 – 24/7 – fratura de três vértebras lombares – 16 JOGOS FORA 5 – 13/10 – lesão muscular na panturrilha esquerda