CBF
·27. August 2025
Equipe do Palmeiras comemora tetracampeonato do Brasileirão Sub-20

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·27. August 2025
O Palmeiras se sagrou tetracampeão do Brasileirão Sub-20 na noite de terça-feira (26), no Allianz Parque, em São Paulo. A conquista veio em uma data especial: neste mesmo dia, o clube completou 111 anos de fundação. A presidente do clube, Leila Pereira, marcou presença na decisão contra o Red Bull Bragantino e comemorou o título.
"Hoje foi um dia muito especial pelo aniversário do Palmeiras e por termos ganhado esse presentão com mais esse título de campeão Brasileiro Sub-20. É um orgulho enorme para mim. Isso só reforça o nosso trabalho, o nosso investimento e toda a estrutura que nós oferecemos para os nossos meninos para que eles possam se desenvolver e conquistar todos os títulos", disse.
No jogo de ida da final da competição, o Verdão e o Massa Bruta empataram em 1 a 1 no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança (SP). No confronto de volta, disputado na capital paulista, as equipes empataram sem gols e o Palmeiras confirmou o título na disputa de pênaltis ao vencer por 4 a 3.
Robson bateu a quinta cobrança do Palmeiras e fez o gol do títuloCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
O Palestra já era o atual campeão e ergueu a taça do campeonato quatro vezes (2018, 2022, 2024 e 2025), além de ter sido vice-campeão nos anos de 2019 e 2023. O coordenador das categorias de base do clube, João Paulo Sampaio, destacou o trabalho realizado com os jovens talentos do Palmeiras.
"Nos últimos oito anos, foram seis finais. Isso é fruto do trabalho, não é fruto de uma geração. Hoje não tinham dezesseis jogadores que poderiam estar jogando, mas já despontaram no profissional. A gente fica feliz, porque é fruto de trabalho e de consistência, e o Palmeiras é muito consistente", afirmou.
Este foi o segundo título brasileiro do técnico Lucas Andrade, que está no comando da categoria desde 2023, mas integra o quadro de funcionários do Palmeiras desde 2016. O treinador avaliou a partida e comemorou a primeira colocação.
Palmeiras é campeão do Brasileirão Série A Sub-20 2025Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
“São 10 anos na casa e sou muito feliz por viver esse clube. Chegaram as duas melhores equipes, o Bragantino teve uma ótima campanha também. Podíamos ter aberto o placar no pênalti, mas quis o destino que fosse decidido na marca da cal. Acreditamos que tudo tem um propósito e o de hoje era sairmos campeões.”
O meio-campista Rafael Coutinho também fez sua análise da partida e revelou que este dia foi duplamente especial: além do título, o jogador também foi convocado para a Seleção Sub-20.
“Nós sabíamos que o time do Bragantino era bem organizado e que seria um jogo duro, mas felizmente saímos com o título. Sou muito grato a Deus por tudo na minha vida. Foi um dia muito especial para mim. Ser convocado para a Seleção e ser campeão do Brasileiro é muito importante", afirmou.
Coutinho foi campeão do Brasileirão e convocado para a Seleção Sub-20 no mesmo diaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Robson bateu o quinto e último pênalti da disputa. Autor do gol título, o zagueiro celebrou a conquista e ressaltou a concentração da equipe durante a partida.
“Estou muito feliz. Trabalhamos muito pra chegar aqui e fazer o que tem que ser feito. Esse ano já batemos na trave duas vezes, uma delas foi na Libertadores, também na disputa de pênaltis, e hoje a gente estava muito concentrado e não tinha como ser melhor. Aniversário do Palmeiras e não tem presente melhor pra dar pra esse clube do que um título", finalizou.
Palmeiras é campeão do Brasileirão Série A Sub-20 2025Créditos: Rafael Ribeiro/CBF