Coluna do Fla
·2. September 2025
Ex-jogador revela bastidores do título do Flamengo em 1987: “Respeito pelo Sport, mas…”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·2. September 2025
O ex-jogador Leonardo, que foi formado nas categorias de base do Flamengo, revelou os bastidores da polêmica no Campeonato Brasileiro de 1987. Isso porque, ogestor esportivo não vê lógica em considerar o Sport campeão daquela edição e vê a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como a principal culpada pela situação.
— Não, não, com todo o carinho e respeito pelo Sport, mas sabe? Primeiro, já é uma pena essa anomalia da CBF, que não reconhece e depois reconhece […] mas eu acho que na época ela reconheceu que não era capaz de organizar o campeonato. Ela deu ao Clube dos 13 a possibilidade de fazer o campeonato – afirmou Leonardo, ao Charla Podcast, para acrescentar que:
— O Módulo Verde reúne os 20 principais clubes do país. O outro, do 20º ao 40º. Série A, Série B, cara. Saem dois campeões. Você tem que fazer um jogo para reconhecer o brasileiro. Sinceramente, é uma coisa um pouco… Então, o Flamengo, não quero dizer que tá certo, errado, não compareceu a esse jogo. E o Inter não compareceria, o São Paulo não compareceria. Porque assinaram. Aí o Sport se apresentou e levou por W.O. esse jogo que nunca existiu e a discussão está até hoje, né? Na FIFA a barra dela homologou os dois -, destacou
Em 1987, a CBF, sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, autorizou o Clube dos 13 a criar a Copa União, que reuniu 16 times de maior expressão, chamada de Módulo Verde. No entanto, a confederação voltou atrás, organizou o Módulo Amarelo e exigiu um cruzamento entre os campeões dos dois módulos para definir o campeão geral.
O Flamengo e o Internacional, primeiros colocados do Módulo Verde, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, líderes do Amarelo, o que resultou na vitória do Sport por W.O. no quadrangular final. Apesar da polêmica, o Flamengo se sagrou campeão do Módulo Verde, considerado a “primeira divisão” por muitos.
O ex-lateral era titular da equipe estrelada que contava com Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. “Eu acho que também deve haver o reconhecimento oficial e o reconhecimento popular. Aquele, se a gente for analisar, é o último título do Zico nos anos 80”, afirmou.