Farioli enfrenta fantasmas da Choupana enquanto FC Porto lidera o campeonato | OneFootball

Farioli enfrenta fantasmas da Choupana enquanto FC Porto lidera o campeonato | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·14. Februar 2026

Farioli enfrenta fantasmas da Choupana enquanto FC Porto lidera o campeonato

Artikelbild:Farioli enfrenta fantasmas da Choupana enquanto FC Porto lidera o campeonato

Entre as jornadas mais desapontantes do FC Porto em 2024/25, a visita à Choupana destacou-se. A 17 de janeiro, os dragões, então orientados por Vítor Bruno, regressaram ao encontro interrompido pelo nevoeiro a 3 de janeiro. Apesar da derrota frente ao Sporting nas meias-finais da Taça da Liga, as atenções estavam centradas no campeonato: havia a possibilidade de o FC Porto voltar à liderança pela primeira vez desde maio de 2022, altura em que foi campeão.

Uma série de vitórias tranquilizadoras alimentava essa expectativa, mas foi desfeita pela equipa de Tiago Margarido. O Nacional venceu por 2-0, construindo o resultado já na primeira parte, numa exibição fraca do lado dos azuis e brancos. Esse foi apenas o prólogo do pior período da temporada: duas vitórias em onze jogos, durante o qual Martín Anselmi substituiu Vítor Bruno.


OneFootball Videos


Quase treze meses depois, a realidade é praticamente oposta. O FC Porto desloca-se amanhã à Choupana na condição de líder do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting, embora não atravessando o seu melhor momento – ainda assim, longe de uma crise. Mudou tanto que uma derrota (a primeira frente ao Casa Pia) e um empate com os leões constituem, nos factos, a pior série na prova, se dois jogos puderem ser considerados assim. Do encontro de há um ano, apenas Diogo Costa, Martim Fernandes (se recuperar), Alan Varela, Mora, Pepê e Deniz Gul poderão repetir presença na Choupana.

Farioli, ciente de que o passado não joga, tem contudo mostrado respeito pelas memórias do clube e, nesse processo, eliminado alguns fantasmas, como no triunfo convincente em Barcelos – outro momento difícil em 2024/25 -, na invencibilidade nos quatro clássicos já disputados e numa campanha mais tranquila na Liga Europa. Mais relevante para os jogadores será, certamente, o registo caseiro do Nacional frente aos grandes esta época: perdeu com o Sporting por 4-1 – após estar em desvantagem ao intervalo – e o Benfica só conseguiu os três pontos (2-1) já em período de compensação.

Impressum des Publishers ansehen