DOMINIODEBOLA
·13. Januar 2026
FC Porto contesta nomeação de Fábio Veríssimo para o clássico com o Benfica

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·13. Januar 2026

O FC Porto reagiu esta terça-feira à nomeação de Fábio Veríssimo para dirigir o clássico frente ao SL Benfica, relativo aos quartos de final da Taça de Portugal, agendado para quarta-feira, no Estádio do Dragão.
Em comunicado oficial, os dragões recordam que se encontra pendente no Tribunal Arbitral do Desporto um recurso relacionado com circunstâncias relatadas pelo próprio árbitro no encontro entre FC Porto e SC Braga, disputado a 2 de novembro de 2025.
O clube azul e branco sublinha ainda que apresentou uma participação disciplinar contra Fábio Veríssimo, na sequência de acontecimentos ocorridos no jogo entre FC Arouca e FC Porto, realizado a 29 de setembro de 2025, cujo desfecho ainda não é conhecido.
Neste enquadramento, o FC Porto considera que a decisão do Conselho de Arbitragem é «absolutamente incompreensível», entendendo que pode afetar negativamente a imagem e a credibilidade do futebol português, além de se revelar prejudicial para o próprio árbitro.
O comunicado vai mais longe e enquadra esta nomeação numa sucessão de decisões tomadas ao longo da presente época que, na perspetiva do clube, têm contribuído para a erosão da confiança na arbitragem e para a descredibilização do futebol nacional, defendendo que o Conselho de Arbitragem e, em particular, o seu presidente, Luciano Gonçalves, já não reúnem condições para continuar em funções.
Por fim, o FC Porto recorda que a arbitragem foi apresentada pela atual Direção da Federação Portuguesa de Futebol como um pilar central do projeto para o futebol nacional, questionando se, à luz dos acontecimentos recentes, esse projeto continua a garantir um futuro credível, transparente e sustentável para o futebol português.









































