FC Porto ganha 23 dos 25 jogos em que marca primeiro na Liga | OneFootball

FC Porto ganha 23 dos 25 jogos em que marca primeiro na Liga | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·26. März 2026

FC Porto ganha 23 dos 25 jogos em que marca primeiro na Liga

Artikelbild:FC Porto ganha 23 dos 25 jogos em que marca primeiro na Liga

Quando uma equipa é forte no capítulo defensivo, começar os jogos em vantagem é meio caminho andado para o sucesso. O FC Porto de Farioli é um exemplo claro disso, já que, em 25 jogos do campeonato em que marcou primeiro, só por duas vezes não conseguiu conservar essa vantagem até ao apito final.

A receção ao Sporting e a deslocação à Luz são as exceções que confirmam esta tendência, dois encontros em que os dragões chegaram ao golo primeiro, mas acabaram por consentir golos que lhes retiraram os três pontos. No Dragão, frente aos leões, sofreram o golo do empate no último lance da partida, enquanto na Luz deixaram escapar uma vantagem de dois golos, com o tento da igualdade a ser apontado por Leandro Barreiro já nos minutos finais do clássico.


OneFootball Videos


Feitas as contas, nos 25 jogos em que entrou a vencer, o FC Porto triunfou em 23 e empatou dois, registando uma taxa de sucesso de 92 por cento. Um desempenho que, segundo um estudo do portal ‘Win sports online’, só é superado por cinco equipas nas sete principais ligas europeias. O Real Madrid lidera este ranking, com 22 vitórias em 23 jogos em que marcou primeiro, seguido de Nápoles e Lens (19 em 20), Monaco (13 em 14) e Barcelona (24 em 26). Ainda assim, os dragões, a par do Monaco, estão entre as equipas que, ao começarem a ganhar, nunca sofreram uma reviravolta no marcador, com os pontos perdidos a resultarem sempre em empates e nunca em derrotas.

Refira-se ainda que, de acordo com o mesmo estudo, existem 25 equipas nas sete principais ligas europeias que não perderam qualquer jogo depois de terem marcado primeiro, sendo que seis pertencem ao principal escalão português. São elas, além do FC Porto, o Sporting, o Benfica, o Sp. Braga, o Alverca e o Rio Ave.

Impressum des Publishers ansehen