Portal dos Dragões
·6. Februar 2026
FC Porto procura prolongar série invicta em casa frente ao Sporting

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·6. Februar 2026

A derrota frente ao Casa Pia, a primeira do FC Porto no campeonato, não suscitou alarme no Dragão nem no Olival. Ainda assim, a mensagem de Francesco Farioli e dos jogadores é clara: responder com convicção na segunda-feira, diante de quase 50 mil adeptos, no clássico da 21.ª jornada contra o Sporting.
A equipa azul e branca entra em campo com o conforto relativo dado pelos quatro pontos de vantagem sobre o rival directo, mas ciente de que outro deslize colocaria os leões perigosamente mais perto na tabela. Ainda assim, o historial recente favorece, em termos estatísticos e teóricos, os anfitriões.
Para explicar: o FC Porto não perde em casa com o Sporting há quase uma década. Em todas as competições, a última vitória dos verdes e brancos no Estádio do Dragão ocorreu a 30 de abril de 2016 (1-3), com Jorge Jesus no comando e ainda a lutar pelo título nacional que acabaria nas mãos do Benfica; Slimani (bisou) e Bruno César deram a vitória à equipa lisboeta. Herrera reduziu de penálti, mas foi mais uma tarde para esquecer numa época desastrosa dos dragões, que começaram com Julen Lopetegui e terminaram com José Peseiro no banco.
Desde então, FC Porto e Sporting defrontaram-se 11 vezes no palco portuense e a vantagem é claramente azul e branca: sete vitórias e quatro empates. Na época passada a série esteve por um fio, mas o golo de Danny Namaso – entretanto cedido ao Auxerre – aos 90’+4′, servido por Samu, fixou o resultado em 1-1.
Na actual temporada, os pupilos de Farioli chegam ao quarto clássico sem terem perdido nos três anteriores. Na Liga venceram em Alvalade por 2-1 na 4.ª jornada e empataram 0-0 na recepção ao Benfica (8.ª ronda). No segundo confronto com as águias, para a Taça de Portugal, triunfaram por 1-0 graças ao golo isolado de Jan Bednarek. Estes resultados reforçam a tendência iniciada por Francesco Farioli em 2024/25 ao serviço do Ajax: no primeiro ano à frente de um candidato ao título venceu todos os grandes encontros – dois contra o PSV Eindhoven e dois frente ao Feyenoord.
Esse registo implacável em clássicos não atingiu o objectivo máximo em Amesterdão, mas comprovou que o treinador agora do FC Porto sabe resolver encontros quando o adversário está ao mesmo nível. Em Portugal, essa tendência mantém-se e será posta à prova por um Sporting que vem de quatro vitórias seguidas, todas conquistadas ao cair do pano – frente ao PSG, Arouca, Athletic Bilbao e Nacional.
Será o segundo confronto entre Farioli e Rui Borges nesta época, com o técnico italiano a tentar prolongar as suas duas séries de imbatibilidade, ciente de que uma vitória portista ampliaria a vantagem para sete pontos sobre os leões. Seguem-se ainda dois embates entre os rivais nas meias-finais da Taça de Portugal, a 3 de março e, muito possivelmente, a 22 de abril.








































