Portal dos Dragões
·31. Dezember 2025
FC Porto vai aos Açores em busca do recorde de pontos na primeira volta

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·31. Dezember 2025

Com apenas dois pontos cedidos – o empate caseiro frente ao também invicto Benfica (0-0 na oitava jornada) – o ‘onze’ de Francesco Farioli pode somar 49 pontos em 51 possíveis e superar o máximo absoluto dos ‘encarnados’, que totalizaram 48 pontos à metade da época 2019/20.
Se vencerem nos Açores, os portistas garantirão também, pelo menos, uma vantagem de cinco pontos sobre o bicampeão em título Sporting – que visita o Gil Vicente em Barcelos na sexta-feira – e de dez pontos sobre o Benfica, que recebe o Estoril Praia no sábado.
Os ‘azuis e brancos’ procuram escrever história: no campeonato português apenas o Benfica de 1972/73 lograra vencer as primeiras 23 jornadas, tornando-se virtual campeão, e terminou essa temporada com 28 vitórias e dois empates.
Depois de três anos sem glórias, o FC Porto pode agora bater esse recorde numa sequência de 17 jogos na era dos três pontos, mantendo 100% de aproveitamento nos oito encontros fora de casa, incluindo a vitória por 2-1 em Alvalade na quarta jornada.
Pela frente estará o Santa Clara, quinto classificado em 2024/25, mas esta época instalado bem abaixo, em 14.º lugar.
Os açorianos, com um jogo em atraso, têm mostrado irregularidade no seu campo – três vitórias, dois empates e três derrotas – e, à 11.ª ronda, só perderam com o Sporting no final (1-2) após um canto mal assinalado.
Mesmo assim, o favoritismo é total para um FC Porto que não tem um ataque muito prolifico (35 golos marcados) mas apenas concedeu quatro golos – em 17 jornadas só outras cinco equipas, todas de ‘azul e branco’, sofreram menos de seis golos, sendo a última a formação de 1995/96 (três).
Para preservar este registo notável, Farioli deverá contar com o seu guarda-redes titular, o número 1 luso Diogo Costa, que saiu lesionado na segunda-feira no jogo com o AVS (2-0).
Os ‘dragões’ jogam apenas no domingo, dois dias depois de o Sporting abrir a ronda em Barcelos, numa altura em que o ataque leonino anda em destaque – marcou 14 golos nas últimas três jornadas, totalizando 46.
Na primeira época ‘pós’ Gÿokeres, o Sporting soma já dois golos a mais do que tinha na 16.ª ronda de 2024/25 e, se mantiver a forma recente, pode atingir os 50 pontos – algo que nenhuma equipa conseguiu em 17 jornadas desde o Benfica de 1975/76 (54).
Os ‘leões’, que só cederam pontos frente ao FC Porto (1-2 em casa), Sporting de Braga (1-1 em casa) e Benfica (1-1 fora), defrontam o quarto classificado – a revelação da primeira volta – que atravessa um período de queda.
A equipa orientada por César Peixoto apenas perdeu um dos últimos nove jogos e soma só três derrotas no campeonato, mas não vence há seis partidas (cinco empates e uma derrota).
O Sporting, a cinco pontos do FC Porto, está obrigado a ganhar, parecendo ser o único opositor dos ‘dragões’ na luta pelo título, já que o Benfica surge a 10 pontos da liderança.
A equipa de José Mourinho continua invicta, mas já contabiliza seis empates – quatro deles na Luz – incluindo três jogos (com Santa Clara, Rio Ave e Casa Pia) em que estava a ganhar aos 90 minutos.
Se o título parece distante, os ‘encarnados’ ainda lutam por lugares na ‘Champions’ e recebem um adversário que venceu os últimos dois jogos em casa, mas que se revela frágil fora (uma vitória, dois empates e quatro derrotas).
Mais atrás, bem longe dos grandes – a 20 pontos do FC Porto, a 15 do Sporting e a 10 do Benfica – o Sporting de Braga visita a Amadora e ainda pode terminar a primeira volta como o melhor dos clubes médios, dependendo dos próprios méritos e de resultados favoráveis dos ‘leões’.
A 17.ª jornada inclui também a receção do Vitória de Guimarães ao Nacional na sexta-feira; dois encontros com equipas entre as últimas três no sábado – Tondela-Arouca e AVS-Moreirense – e, no domingo, abre com Rio Ave-Casa Pia e encerra com Alverca-Famalicão.









































