MundoBola Flamengo
·20. August 2025
Filipe Luís explica vantagem de ter ficado em Porto Alegre após vencer Inter

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20. August 2025
Com três jogos seguidos por fazer contra o Internacional neste mês de agosto, o Flamengo decidiu mudar o planejamento. Após a viagem para Porto Alegre, para o jogo do último domingo (17), o time permaneceu na capital gaúcha até agora. A ideia foi evitar o desgaste das viagens, segundo Filipe Luís.
O técnico rubro-negro, junto à comissão técnica, explicou alguns dos motivos por trás da decisão de ficar no Rio Grande do Sul. E o principal deles foi aproveitar ao máximo o período de recuperação, de apenas dois dias, entre um jogo e outro.
"Acredito que poder ficar aqui em Porto Alegre foi muito importante para nós. Agradecer ao Grêmio por nos ceder a estrutura para treinar. Porque, realmente, com esse período curto de recuperação entre os dois jogos, optamos por ficar aqui", explicou Filipe Luís à "Flamengo TV".
Filipe ressaltou que voltar ao Rio de Janeiro no domingo e iniciar viagem para Porto Alegre novamente, alguns dias depois, não faria sentido. Assim, aproveitou para agradecer ao Grêmio por ceder a estrutura.
"Não fazer viagens longas, de ônibus ou avião, e poder focar na recuperação e no trabalho. É um momento muito importante da temporada. Então, agradecer primeiramente ao Grêmio por abrir as portas da casa deles para podermos trabalhar", afirmou.
É válido ressaltar que, conforme apontado pelo preparador físico Diogo Linhares, a programação foi feita em conjunto. Ou seja, a comissão técnica alinhou com a logística a melhor preparação possível para os atletas, considerando o pouco tempo de descanso.
Além disso, ainda é feito um trabalho especializado com os jogadores que entraram em campo. O planejamento visa recuperar esses atletas e reduzir o risco de novas lesões.
"A gente tem nosso modelo de trabalho do Filipe Luís, priorizamos a recuperação dos atletas que jogaram e a compensação de carga dos que não jogaram. Só priorizamos ainda mais, junto ao pessoal de logística, a recuperação — tirando essas duas viagens. Priorizamos descanso e alimentação", pontuou.
Por fim, o nutricionista Paulo Cavalcanti ressaltou que a estrutura disponibilizada pelo Grêmio permite que o departamento também trabalhe bem. Com o elenco concentrado em Porto Alegre, o clube conseguiu ter um cuidado muito mais próximo com os atletas.
"Ter ficado aqui foi fundamental, porque garante uma alimentação bem regrada aos atletas, com horários bem definidos, e variada. Garante todos os nutrientes para a recuperação. É uma estrutura que também propicia a parte de nutrição", finalizou Paulo.
Agora, o Flamengo já finalizou a preparação e resta apenas aguardar o início do jogo contra o Internacional. O duelo vale uma vaga nas quartas de final da Libertadores, e o Mais Querido carrega a vantagem do 1 a 0 na ida. A bola rola nesta quarta-feira, no Beira-Rio, às 21h30 (horário de Brasília).