MundoBola
·22. Dezember 2025
Filipe Luís fica atrás de Abel Ferreira em ranking mundial de técnicos mesmo após Flamengo dominar Palmeiras em 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·22. Dezember 2025

A presença de Filipe Luís entre os 10 melhores técnicos do mundo em 2025, segundo a IFFHS, chama atenção não apenas pelo reconhecimento, mas pela posição. Campeão brasileiro e da Libertadores com o Flamengo, o treinador rubro-negro aparece atrás de Abel Ferreira mesmo após uma temporada em que o Mengão levou vantagem sobre o Palmeiras em todos os principais critérios competitivos do calendário.
Filipe Luís e Abel Ferreira aparecem lado a lado no ranking da IFFHS, mas com ordem invertida em relação ao que foi visto dentro de campo na temporada. O treinador do Flamengo surge em 10º lugar, enquanto Abel aparece em 9º, apesar de o desempenho esportivo do Rubro-Negro ter sido superior.
Ao longo de 2025, Flamengo e Palmeiras disputaram diretamente os títulos do Brasileirão e da Libertadores, e o Mengão levou a melhor em campo. No Brasileiro, o Flamengo teve campanha superior, com 23 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas, e o rival foi o vice. Isso além do melhor saldo de gols da história dos pontos corridos: 51 (78 gols marcados e 27 sofridos).
A solidez defensiva e o volume ofensivo foram marcas da equipe ao longo do ano. Em 74 jogos disputados na temporada, o Flamengo marcou 135 gols e sofreu apenas 51, números que ajudam a explicar as conquistas do Brasileirão, da Libertadores, do Campeonato Carioca e da Supercopa.
Na Libertadores, Flamengo e Palmeiras chegaram à final, mas foi o time de Filipe Luís quem levou a melhor, com vitória por 1 a 0 e posto de primeiro brasileiro tetracampeão do torneio. Na Copa do Brasil, ambos foram eliminados nas oitavas de final, enquanto no estadual o Palmeiras sequer conquistou o título.
O domínio rubro-negro também apareceu nos duelos diretos pelo Brasileirão. O Flamengo venceu os dois encontros contra o Palmeiras: 2 a 0 em São Paulo e 3 a 2 no Rio de Janeiro, fechando a temporada com 100% de aproveitamento contra o rival.









































