Filipe Luís pode ser campeão da Libertadores como jogador e técnico | OneFootball

Filipe Luís pode ser campeão da Libertadores como jogador e técnico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·31. Oktober 2025

Filipe Luís pode ser campeão da Libertadores como jogador e técnico

Artikelbild:Filipe Luís pode ser campeão da Libertadores como jogador e técnico

Filipe Luís classificou o Flamengo para a final da Libertadores e está muito perto de fazer história. Quem conquista a Glória Eterna fica marcado para sempre, mas quem bate recordes, entra em listas seletas, e pode ser o caso do técnico flamenguista.

Isso porque Filipe pode ser só o segundo técnico brasileiro a vencer a Copa Libertadores como jogador e como técnico. Na quinta final do Mengão na história, um dos roteiros paralelos é o do comandante rubro-negro.


OneFootball Videos


Com a bola nos pés, o ex-lateral-esquerdo foi campeão da América em 2019 e em 2022 pelo Rubro-Negro. Agora, como técnico, no mesmo clube, ele busca seu terceiro título, mas como técnico profissional.

Caso levante a taça, Filipe Luís repete o feito de Renato Gaúcho. O treinador é o único a vencer a competição como técnico e jogador. Mas Filipe ainda tem uma vantagem.

Renato venceu apenas uma vez em cada função: um título como jogador, em 1983, e um como técnico, em 2017, ambos pelo Grêmio. Como já é bicampeão como jogador, Filipe sai na frente de Renato se vencer a Libertadores 2025.

Filipe Luís seria apenas o nono a vencer Libertadores como técnico e jogador

A lista geral é maior, e Renato Gaúcho pode ver Filipe Luís como único técnico a repetir seu feito, mas ambos estariam na mesma lista contando com estrangeiros.

Até agora, oito nomes foram campeões da Libertadores dos dois lados da bola. Dessa forma, Filipe Luís seria o nono a entrar no seleto grupo.

O ranking é dominado por argentinos, e quem pensa que Renato Gaúcho foi o último a conseguir o feito, está enganado. Um ano após seu título com o Grêmio, Marcelo Gallardo venceu em 2018.

Ele já havia vencido com o clube argentino em 2015 e já integrava o grupo, já que, como jogador, venceu em 1996.

Outros nomes que conseguiram o feito foram Humberto Maschio, Roberto Ferreiro, Luis Cubilla, Juan Martín Mujica, José Omar Pastoriza e Nery Pumpido. Veja o histórico completo abaixo, que está muito perto de aumentar com o nome de Filipe Luís, no dia 29 de novembro.

Humberto Maschio: Racing (1967) | Independiente (1973)Roberto Ferreiro: Independiente (1964 e 1965) | Independiente (1974)Luis Cubilla: Peñarol (1960 e 1961) e Nacional (1971) | Olimpia (1979 e 1990)Juan Martín Mujica: Nacional (1971) | Nacional (1980)José Omar Pastoriza: Independiente (1972) | Independiente (1984)Nery Pumpido: River Plate (1996) | Olimpia (2002)Marcelo Gallardo: River Plate (1996) | River Plate (2015 e 2018)Renato Gaúcho: Grêmio (1983) | Grêmio (2017)

Filipe Luís x Abel Ferreira: Flamengo e Palmeiras jogam final da Libertadores 2025

Outro confronto pessoal é entre Filipe Luís e Abel Ferreira. O técnico português venceu duas Libertadores, e busca seu tricampeonato comandando o time paulistas.

O técnico flamenguista, por sua vez, quer a primeira taça na nova função. Filipe também tem duas taças, mas como jogador. Agora, tenta mostrar ao lusitano que também faz história como treinador a frente do Mais Querido do Mundo.

Flamengo e Palmeiras jogam a final da Libertadores 2025 valendo o primeiro tetracampeonato da história do Brasil. Ambos os clubes possuem três taças, e ninguém no país possui mais. O Mengão de Filipe Luís também busca vingança pela final de 2021, principalmente com Andreas Pereira do outro lado do campo.

Impressum des Publishers ansehen