Coluna do Fla
·14. Januar 2026
Fim do choro! CBF publica Flamengo como campeão do Brasileirão de 1987

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·14. Januar 2026

Há quem ainda discuta, mas, os argumentos estão acabando: mais uma vez o Flamengo foi reconhecido como campeão do Brasileirão de 1987. Nesta quarta-feira (14), a página oficial da competição no Instagram, com quase 5 milhões de seguidores, colocou que o Mais Querido tem nove troféus.
Disso, ninguém há dúvidas. O Flamengo deu volta olímpica em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025. Os antis, porém, dizem que 87 é do Sport, que jogou uma competição com nível técnico abaixo ao do Mengão naquele ano.
O reconhecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não é inédito. No ano passado, durante a cerimônia de entrega do troféu ao campeão do Brasileirão, o evento tratou o Mengão como eneacampeão, gerando revolta nos torcedores do Sport e dos ‘secadores’.
Antes de a competição começar em 1987, a CBF informou que não teria dinheiro para realizar a competição. Desse modo, os maiores clubes do país se uniram e criaram a Copa União. Vendo que o torneio estava um sucesso e com medo de perder poder, a Confederação recuou e criou a própria competição com o ‘resto’.
Assim sendo, a CBF impôs um quadrangular entre os campeões e vices de cada módulo. No entanto, os representantes da Copa União jamais aceitaram o acordo. Então, com Beira-Rio e Maracanã lotados, o Flamengo foi campeão brasileiro de 1987 sobre o Internacional.
Já no outro módulo, com direito a uma final com pouco mais de 6 mil pessoas no Brinco de Ouro, o Sport ganhou do Guarani e se declara campeão brasileiro. No entanto, toda imprensa e torcedores dos times grandes da época acompanharam o torneio vencido pelo Flamengo, de Zico, Bebeto, Renato Gaúcho, Leandro e companhia.









































