FIM DO JOGO! Vitória importantíssima do FC Porto frente ao Nacional da Madeira por 1-0 | OneFootball

FIM DO JOGO! Vitória importantíssima do FC Porto frente ao Nacional da Madeira por 1-0 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·15. Februar 2026

FIM DO JOGO! Vitória importantíssima do FC Porto frente ao Nacional da Madeira por 1-0

Artikelbild:FIM DO JOGO! Vitória importantíssima do FC Porto frente ao Nacional da Madeira por 1-0

O FC Porto deixou para trás os dois ‘deslizes’ consecutivos frente ao Casa Pia (derrota por 2-1) e ao Sporting (empate a uma bola) e voltou, na tarde deste domingo, às vitórias ao vencer o Nacional, no Estádio da Madeira, por 0-1, com um golo ‘solitário’ de Jan Bednarek.

Este resultado permite ao emblema azul e branco repor a ‘almofada’ na liderança da I Liga e agrava a situação dos insulares, que somaram apenas um triunfo nas oito últimas partidas, mantendo-se perigosamente perto dos lugares de ‘despromoção’ do principal escalão do futebol português.


OneFootball Videos


Esperava-se um FC Porto bastante remendado devido às lesões de Martim Fernandes e Jakub Kiwior, mas o plano ofensivo de Francesco Farioli – com Rodrigo Mora nas costas de Deniz Gul e Oskar Pietuszewski pela esquerda – acabou por sair ‘furado’, muito por mérito do contra-plano de Tiago Margarido.

Oskar Pietuszewski e Deniz Gul nunca viraram a cara ao choque, porém Rodrigo Mora foi ‘engolido’ por Joel Silva, que raramente lhe concedeu espaço para comandar o jogo. Ainda assim, os dragões conseguiram, por fases, contornar a resistência insular.

Aos 11 minutos, Oskar Pietuszewski cortou da ala para o centro e rematou para as mãos de Kaique; aos 13 e 18 minutos, os cabeceamentos de Deniz Gul e Thiago Silva tiveram idêntico destino. Nenhum desses lances se revelou realmente perigoso para o guardião brasileiro.

Curiosamente, o único guarda-redes que foi verdadeiramente chamado a intervir no primeiro tempo foi Diogo Costa, que, aos 33 minutos, efectuou uma defesa instintiva a dois tempos quando Jesús Ramírez subiu para desviar de cabeça um canto cobrado por Igor Liziero do lado direito.

Farioli guardava a solução no banco

No segundo tempo manteve-se a toada: mais posse para o FC Porto, poucas ocasiões de golo, pelo que Francesco Farioli mexeu na equipa, retirando Rodrigo Mora e Oskar Pietuszewski e lançando Gabri Veiga e Borja Sainz.

Um ‘tiro’ certeiro: na primeira vez que tocou na bola, ao cobrar um pontapé de canto, Gabri Veiga colocou a bola directamente na cabeça de Jan Bednarek, que a desviou para o fundo da baliza do Nacional, sem hipótese para Kaique.

A partir desse momento, a equipa visitante adoptou uma postura mais conservadora, atendendo à importância do resultado na luta pelo título, enquanto os anfitriões ainda tentaram evitar mais um ‘amargo de boca’, sem conseguir fazer ‘cócegas’ a Diogo Costa.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 59 pontos, mais sete do que o Sporting (que ainda vai defrontar o Famalicão, no Estádio José Alvalade) e o Benfica (que venceu o Santa Clara por 1-2). O Nacional mantém-se com 21 pontos em 22 jornadas e ocupa o 14.º lugar.

Impressum des Publishers ansehen