Coluna do Fla
·22. Januar 2026
Flamengo amassa Vasco em ritmo de treino, vence a 1ª no Carioca e sobe na tabela de classificação

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·22. Januar 2026

No primeiro jogo do time profissional, primeira vitória! Na estreia de Filipe Luís e companhia no Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 nesta quarta-feira (21), no Maracanã, pela terceira rodada. Com o resultado, o Mengão sai da lanterna do Grupo B e sobe para a terceira posição.
Jorge Carrascal, em belo chute de fora da área, marcou para o Flamengo. Agora, o Rubro-negro tem quatro pontos: vitória sobre Vasco, empate com a Portuguesa e derrotas para Bangu e Volta Redonda. Portanto, a classificação às quartas está bem encaminhada.
Mesmo sem ritmo de jogo, o Flamengo começou a partida com tudo! Logo aos cinco minutos, duas boas chances. Após cobrança de escanteio, Léo Pereira, de peito, obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa. Na sequência, Daniel Sales cruzou na área, e Plata tirou tinta da trave em cabeceio.
Só dava Mengo! Aos 14 minutos, Emerson Royal cruzou na medida para Everton Cebolinha, que cabeceou forte, mas Jardim salvou novamente, jogando para escanteio. Na cobrança, Erick Pulgar subiu no terceiro andar, porém, jogou por cima da meta.
Num raro contra-ataque, o Vasco criou a melhor chance até então. Aos 18 minutos, Paulo Henrique arrancou em velocidade e deixou GB na cara do gol. O atacante até tirou bem de Rossi, mas também tirou da meta, rente à trave direita.
O Flamengo tinha um problema a superar: Léo Jardim! Isso porque, o goleiro vascaíno salvou de novo aos 21 minutos. Emerson Royal foi ao fundo e mandou na cabeça de Bruno Henrique. O Rei dos Clássicos testou como manda o manual, para o chão, mas o goleiro salvou de novo.
Na sequência, o Flamengo diminuiu um pouco o ritmo, mas seguia tendo o controle total do clássico. Grandes chances não foram criadas nos minutos finais, pois o Rubro-Negro vacilou na hora da finalização. Mas a equipe terminou o primeiro tempo dominando, com 60% de posse de bola e 13 a 1 de finalizações.
No intervalo, Filipe Luís fez duas alterações: saíram Daniel Sales e Bruno Henrique, entraram Alex Sandro e Pedro. E a dupla deu sorte para o Flamengo. Logo depois, aos cinco minutos, Cauan Barros fez falta violentíssima em Carrascal e recebeu o cartão vermelho direto.
Se com 11 contra 11 o Flamengo sobrava, com um a mais o gol era questão de tempo. Aos 11 minutos, Everton Cebolinha quase tirou o zero do placar em jogada individual, mas balançou a rede pelo lado de fora.
A rede se mexeu, agora sim, para tirar o zero do placar, aos 23 minutos. Após cruzamento na área, Piton afastou errado, e Carrascal bateu de primeira, de fora da área, com rara felicidade. A bola ainda beijou na trave antes de entrar. GOL DO MENGÃO!
Logo depois, aos 25′, Samuel Lino, que entrara na vaga de Everton Cebolinha, fez excepcional jogada individual e, novamente Léo Jardim, fez a defesa. O goleiro do Vasco estava demais! Depois de lance de Pedro na raça aos 33′, Plata recebeu e soltou a bomba. Mas, advinha? Outra linda intervenção do arqueiro rival.
Com 39 minutos, Pedro recebeu na área e ficou cara a cara com o goleiro. Porém, o chute foi desviado pelo zagueiro Robert Renan, e a bola passou rente à trave de Jardim. O camisa 9 ainda acertou a rede pelo lado de fora aos 40′, após belo passe de Léo Pereira.
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (25), contra o Fluminense, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. A bola rola a partir das 18h (horário de Brasília), no Maracanã, com cobertura total do Coluna do Fla, que estará no Templo Sagrado do futebol.
FICHA TÉCNICAFLAMENGO 1X0 VASCOCompetição: Campeonato Carioca, terceira rodadaLocal: Estádio Maracanã, Rio de JaneiroData: 21 de janeiro de 2026Gols: Carrascal 23/2º
Flamengo: Rossi; Royal, Vitão, Léo Pereira e Daniel Sales; Pulgar, Evertton Araújo e Carrascal; Plata, Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes e Coutinho; Andrés Gómez, Nuno Moreira e ou GB. Técnico: Fernando Diniz.







































