MundoBola Flamengo
·3. Juli 2025
Flamengo busca 9? Veja 5 nomes livres no mercado e com bom currículo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3. Juli 2025
A informação envolvendo Pedro caiu como uma bomba entre os torcedores do Flamengo. O clube chegou a afirmar que não tem o interesse de se desfazer do jogador, mas o jornalista Mauro Cezar Pereira chegou a expor prints mostrando conversa com fonte do clube afirmando que venderia o jogador por 15 milhões de euros.
Apesar da polêmica, já era certo que José Boto e seus pares tinham interesse em trazer um novo atacante. A jornalista Raisa Simplicio, por exemplo, cravou que as prioridades do clube no mercado são meia, ponta e um centroavante.
Nas mensagens mostradas por MCP, inclusive, o intuito do Flamengo seria contratar um jogador com características diferentes de Pedro. Um jogador mais móvel e que se encaixasse melhor no esquema tático de Filipe Luís.
Antes disso, na Itália, José Boto já havia afirmado a imprensa local que gostaria de contar com Vlahovic, da Juventus. No entanto, entendia a possibilidade como quase nula pela dificuldade de convencê-lo a jogar no Brasil.
Com todas essas evidências, o MundoBola Flamengo levantou cinco centroavantes que ficaram livres no mercado recentemente.
Todos os nomes tinham contratos com seus clubes até o final de junho. Ou seja, já são três dias que os atletas estão livres no mercado. Alguns podem ter aparecido em alguns rumores, mas ainda não há informações sobre uma aproximação com qualquer clube.
Talvez a opção mais difícil da lista. Ainda com 28 anos, o atacante inglês viu seu contrato com o Everton se encerrar. Mas se Boto citou a dificuldade em convencer Vlahovic a vir ao Brasil, Calvert-Lewin também deve oferecer a mesma dificuldade.
No Transfermarkt, o jogador está avaliado em 16 milhões de euros, ou seja, R$ 101,9 milhões. Logicamente, o Flamengo não precisaria se preocupar com essa bagatela.
Como está livre no mercado, basta assinar contrato para se juntar a um novo clube. Portanto, o Rubro-Negro não arcaria com nenhum valor para comprar esses jogadores, precisando pagar apenas o salário.
Mas o alto valor de mercado indica um nome valorizado, que certamente não pediria baixo nos salários e está acostumado com um alto padrão na Europa.
Outro atacante do futebol inglês que se torna boa opção nessa janela de transferências é Callum Wilson.
O jogador atuou pelo por cinco temporadas. Ele deixou o Bournemouth em 2020 para vestir a camisa da equipe do nordeste da Inglaterra.
Seu bom currículo conta ainda com Coventry City e 88 gols marcados na Premier League em 239 jogos, com 25 assistências em 16.265 minutos.
Pelo clube inglês, Callum Wilson venceu a Copa da Liga Inglesa, além de ter sido eleito o melhor jogador da Premier League na temporada 2020/21.
Pelo Bournemouth, foi campeão da segunda divisão inglesa. Aos 33 anos, Callum Wilson pode aceitar deixar a Europa.
Xará do ídolo do Flamengo, o centroavante croata Bruno Petkovic pode ser uma opção viável e realista. Isso porque o atleta não atua no patamar mais alto do Velho Continente. Ainda assim, é um bom atacante e de muito renome.
Jogador de Seleção Croata, aparecendo bem na Copa do Mundo de 2022, o atacante de 30 anos tem 1,93 m e acaba de deixar o Dínamo Zagreb, clube de seu país.
Mas sem bom currículo internacional conta com uma vasta lista de clubes italianos ao longo da carreira: Bolonha, Hellas Verona, Trapani, Catania Calcio, Virtus Entella, Reggiana e Varese.
Nos 180 jogos totais pelo Campeonato Croata, são 57 gols marcados e 45 assistências, precisando de 202 minutos para marcar.
Ou seja, são 102 participações diretas em gol, um ótimo dado para os 180 jogos. Todos os seus títulos foram pelo Dínamo Zagreb conquistrando seis campeonatos croatas, duas Copas da Croácia e três Supercopas da Croácia.
Mais uma boa opção, conhecida, de bom currículo e realista, é o camaronês Toko Ekambi. Aos 32 anos, o jogador acaba de deixar o Al Ettifa, seu segundo clube da Arábia Saudita após o Abha.
Antes disso, ele fez carreira na Espanha e na França. Sua última experiência europeia foi no Lyon, após vestir as camisas de Rennes, Villarreal, Angers, FC Sochaux e Paris FC. Como já está afastado da Europa, Ekambi pode ver menos dificuldades de seguir longe do Velho Continente.
Trata-se de um jogador campeão africano por Camarões, em 2017, e que foi artilheiro da Copa do Rei de 2018/19. Na Saudi Pro League, foram 12 gols e três assistências.
Por fim, Paco Alcácer é mais um atacante de Europa, mas que estava no futebol dos Emirados Árabes Unidos, afastado da Europa desde agosto de 2022.
Desde então, ele atuou por Sharjah FC e Emirates, por empréstimo. Seu currículo é ainda mais rico quando olhamos de 2022 para trás.
Além do Villarreal, clube por onde teve muito destaque, ele vestiu as camisas de grandes como Barcelona e Borussia Dortmund.
Paco Alcácer também jogou pelo Valencia e pelo Getafe na Espanha. Multicampeão, levantar taças não é novidade para o estrangeiro, que foi campeão espanhol com o Barcelona, campeão de duas Copas do Rei, uma Supertaça da Alemanha com o Borussia Dortmund e uma Liga Europa com o Villarreal.
Apesar da estadia nos Emirados Árabes Unidos, a passagem pelo Sharjah também foi vitoriosa: uma copa, uma supercopa, uma liga e uma Copa do Presidente.