Esporte News Mundo
·10. Februar 2026
Flamengo e Palmeiras conhecem primeiros adversários na Libertadores Sub-20; confira

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10. Februar 2026

A Conmebol sorteou nesta terça-feira (10), em Luque, no Paraguai, os grupos da primeira fase da Libertadores Sub-20 de 2026, que conta com a participação de Flamengo e Palmeiras, finalistas da edição passada.
O torneio será disputado pela 10ª vez entre os dias 7 e 22 de março, em Quito, no Equador, a 2.850 metros de altitude, e reunirá 12 clubes de 10 países sul-americanos, todos concentrados em sede única.
As equipes foram divididas em três grupos com quatro times cada, com jogos em turno único. Avançam às semifinais os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral.
As semifinais, a disputa do terceiro lugar e a final também serão realizadas em partida única, com a decisão marcada para o dia 22 de março.
Atual bicampeão continental, o Flamengo entra como cabeça de chave do Grupo A e inicia a caminhada em busca do tricampeonato da Libertadores Sub-20.
Na fase classificatória, o Rubro-Negro terá pela frente Independiente Medellín (Colômbia), Bolívar (Bolívia) e Estudiantes de Mérida (Venezuela).
A equipe carioca garantiu presença automática no torneio por ser a atual campeã e foi posicionada diretamente na primeira colocação de sua chave. Caso avance às semifinais, o Flamengo disputará a vaga na final em jogo único, repetindo o formato das edições anteriores.
Do outro lado, o Palmeiras aparece como cabeça de chave do Grupo B. As Crias da Academia vão enfrentar Sporting Cristal (Peru), Olimpia (Paraguai) e Universidad Católica (Equador).
O Verdão retorna à Libertadores Sub-20 após garantir vaga pelo desempenho no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2025 e disputa o torneio pela terceira vez.
Na última edição, o Palmeiras chegou à decisão e acabou derrotado justamente pelo Flamengo, nos pênaltis. Caso avance novamente ao mata-mata, o regulamento permite um novo confronto entre os brasileiros apenas a partir das semifinais.
O Grupo C completa a configuração da fase inicial e será formado por Belgrano (Argentina), Nacional (Uruguai), Santiago Wanderers (Chile) e LDU Quito (Equador), um dos representantes do país-sede.
Ao todo, a Libertadores Sub-20 de 2026 terá 22 partidas. O campeão garantirá não apenas o título continental, mas também uma vaga na Copa Intercontinental Sub-20 de 2026, torneio organizado pela CONMEBOL em parceria com a UEFA, previsto para agosto.








































