MundoBola Flamengo
·18. September 2025
Flamengo encara 2º elenco mais barato da Libertadores: Estudiantes vale 4x menos

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18. September 2025
Quando o assunto é futebol, é claro que o dinheiro até ajuda, mas não entra em campo. O rubro-negro percebeu isso contra o Central Córdoba, por exemplo. Mas quando o abismo é grande, no mínimo, a pressão aumenta e se pode esperar um domínio maior da equipe. É o caso em Flamengo x Estudiantes.
O Mais Querido do Mundo enfrenta, nas quartas de final da Libertadores, o segundo elenco menos valioso entre as equipes que ainda estão na competição.
Adversário do Flamengo, o Estudiantes só tem elenco mais valioso que o da LDU. O ranking levantado pelo MundoBola Flamengo, com dados de mercado do Transfermarkt, mostram domínio brasileiro.
Palmeiras e Flamengo aparecem mais isolados, com o São Paulo custando metade do valor do Mengão. Depois dos brasileiros, os argentinos aparecem como segunda força. Finalmente, o único time equatoriano fecha a lista.
Mas o Estudiantes não é só o segundo elenco mais barato. O time argentino também vê um abismo nos valores, que precisa encurtar dentro de campo.
Isso porque o Flamengo custa cerca de quatro vezes mais do que o Estudiantes. Isso não garante vitória, mas mostra disparidade entre os clubes e aponta favoritismo.
Também aumenta a exigência, mas significa que o Rubro-Negro é muito capaz de derrotar o adversário sem sofrer grandes problemas. Principalmente na ida, diante de sua torcida, que esgotou os ingressos para jogo no Maracanã.
Para se ter ideia da disparidade, o jogador mais caro do Estudiantes é o meia Cristian Medina, de 23 anos. Seu valor de mercado é de 8 milhões de euros, ou seja, R$ 49,9 milhões. O Flamengo possui nove jogadores mais valiosos, sendo que Gonzalo Plata e Agustín Rossi são avaliados nessa mesma quantia.