Coluna do Fla
·26. Januar 2026
Flamengo no México e EUA? Presidente da Conmebol avalia mudança na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26. Januar 2026

A Copa Libertadores segue sendo um dos principais torneios do mundo, mesmo após a saída dos times mexicanos da competição, em 2016. Nesta segunda-feira (26), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comentou sobre a possibilidade de retorno. Contudo, deixou a decisão nas mãos da Concacaf, mas afirmou que as portas estão abertas para uma parceria.
— A porta ficou aberta. Lembrem que eles estiveram aqui com a gente jogando até 2017 (a última participação foi em 2016), mas, se quiserem voltar, terão de fazê-lo por meio da Concacaf —, iniciou Alejandro Domínguez, nesta segunda-feira (26).
— É uma questão que eles precisam tratar dentro da Concacaf. Já foi feito no passado, mas somos muito respeitosos com as outras confederações. Ainda assim, é uma honra que equipes de outra confederação tenham a Libertadores como referência de competição internacional e mundial —, finalizou.
A Copa Libertadores contou com a presença de times do México até 2016. Inclusive, clubes como Cruz Azul (MEX), Tigres (MEX) e Chivas (MEX) foram vice-campeões da competição. A última decisão disputada por um time mexicano foi em 2015, quando o River Plate (ARG) superou o clube do estado de Nuevo León.
Desse modo, com a possível inclusão de times do México e dos Estados Unidos, o Flamengo poderia ligar o sinal de alerta. Isso porque, as viagens seriam ainda mais longas, mudando até de continente, fuso horário e enfrentando clima hostil em alguns locais do território estadunidense.









































