90min
·10. September 2025
Flamengo recorre ao STJD e tenta liberar Bruno Henrique para os próximos jogos

In partnership with
Yahoo sports90min
·10. September 2025
Durante a Data Fifa, Filipe Luís ganhou um novo problema no Flamengo: a suspensão de Bruno Henrique por forçar um cartão amarelo em 2023 e beneficiar apostadores. Após o primeiro julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante foi punido com 12 jogos, o que inclui partidas do Brasileirão Série A 2025 e pode se estender para a Libertadores, se o órgão acionar a Fifa. Com isso, o Mais Querido prometeu que entraria com um recurso contra a punição, e nas últimas horas enviou o pedido de efeito suspensivo. A resposta deve acontecer ainda nesta quarta-feira (10/09).
O Flamengo entrou com o pedido de efeito suspensivo para a liberação de Bruno Henrique, enquanto o atleta aguarda o novo julgamento em segunda instância. O atacante treina normalmente com o grupo principal e aguarda as próximas horas para saber a decisão do STJD. Se o Rubro-Negro conseguir reverter a pena provisoriamente, o ponta ficará à disposição de Filipe Luís para o embate diante do Juventude, válido pela 23ª rodada do Brasileirão 2025. A partida acontecerá no próximo fim de semana, em Caxias do Sul.
Bruno Henrique recebeu 12 jogos de suspensão / Pedro H. Tesch/GettyImages
Inicialmente, a punição do STJD abrange apenas a competição na qual a prática foi cometida. Sendo assim, o atacante cumprirá os 12 jogos pela Série A. Com isso, Bruno Henrique voltaria a campo no torneio apenas após o dia 19 de novembro. Se o órgão acionar a Fifa, a pena pode se estender para partidas internacionais, o que impossibilitaria a atuação do jogador nas quartas de final da Libertadores 2025.
Apesar da manifestação do relator do STJD, Dr. Alcino Guedes, sobre a extensão da pena para partidas internacionais, o advogado do Mais Querido, Michel Assef Filho não acredita nessa possibilidade. Para a defesa do atacante, isso só aconteceria se Bruno Henrique fosse atuar por algum clube do exterior, o que não é o caso.
"Houve um requerimento de extensão dessa punição, o que não tem o menor cabimento, com todo o respeito à Justiça desportiva. Esse tipo de extensão cabe em situações como punições por prazo ou quando o atleta deixa o clube e é transferido para o exterior, não é o caso aqui. A punição por partida deve ser cumprida na mesma competição, assim estabelece o regulamento da modalidade e o CBJD."
Se o Rubro-Negro não conseguir o efeito suspensivo junto ao STJD, o atacante será desfalque contra o Juventude. Além disso, só ficará à disposição para as últimas cinco partidas do Brasileirão, já levando em consideração o jogo adiado da 12ª rodada, que será contra o Sport. No período, o Mais Querido terá três clássicos e confrontos diretos pelas primeiras colocações na tabela de classificação.
feed