MundoBola
·5. Januar 2026
Flamengo usa Marcos Leonardo como parte de estratégia no mercado

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·5. Januar 2026

O nome de Marcos Leonardo voltou a ganhar força no noticiário do Flamengo, mas não representa uma mudança de prioridade no mercado. Internamente, o clube trata a exposição do atacante como parte de uma estratégia para pressionar o Cruzeiro na negociação por Kaio Jorge e ganhar margem para trabalhar outros nomes.
O Flamengo entende que uma eventual negociação por Marcos Leonardo é complexa. O atacante pertence ao Al-Hilal, custou mais de 40 milhões de euros ao clube saudita, voltou a ganhar protagonismo e tem salário de 5 milhões de euros por temporada (R$ 31,7 milhões), o que torna qualquer avanço difícil.
A exposição do nome de Marcos Leonardo faz parte de um movimento calculado do Flamengo no mercado. Ao deixar claro que avalia outras opções para o ataque, o clube tenta pressionar o Cruzeiro na negociação por Kaio Jorge e não ficar preso a um negócio. Além disso, ganha tranquilidade para avançar por outros nomes, esses mantidos em sigilo. A informação é dos jornalistas André Hernan e Bruno Andrade.
Nesse cenário, o clube entende que a circulação de nomes no noticiário faz parte da dinâmica do mercado e não contradiz o trabalho da imprensa. Afinal, as informações sobre Marcos Leonardo apontam para o interesse, mas destaca justamente a diferença no perfil buscado e que ainda não foi feita oferta ao Al Hilal.
Internamente, Marcos Leonardo não é tratado como plano B de Kaio Jorge. O departamento de futebol vê os dois atacantes com perfis distintos. Kaio Jorge é avaliado como mais móvel, intenso na pressão e maior capacidade de atacar espaços. Já Marcos Leonardo é visto como um centroavante mais fixo
Apesar disso, Marcos Leonardo é bem avaliado tecnicamente. O atacante faz parte do mapeamento do Flamengo para o setor ofensivo, é acompanhado pelo departamento de futebol e segue como uma opção observada, mesmo com o clube tendo clareza sobre os obstáculos financeiros e esportivos envolvidos.
O contexto envolvendo Marcos Leonardo ajuda a explicar o momento do Flamengo no mercado. A dificuldade na negociação por Kaio Jorge levou o clube a ampliar o mapeamento ofensivo, já considerando a possibilidade de não avançar com o Cruzeiro.
O recorte é claro internamente. O Flamengo busca um atacante de mobilidade, intensidade na pressão e capacidade de atacar espaços, perfil visto em Kaio Jorge e diferente do de Marcos Leonardo Dessa forma, o clube mantém mais de uma frente aberta. A estratégia passa por trabalhar alternativas de forma reservada.









































