Foi recuo? Árbitro explica lance polêmico no jogo do Flamengo x Cruzeiro pelo Brasileirão | OneFootball

Foi recuo? Árbitro explica lance polêmico no jogo do Flamengo x Cruzeiro pelo Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·3. Oktober 2025

Foi recuo? Árbitro explica lance polêmico no jogo do Flamengo x Cruzeiro pelo Brasileirão

Artikelbild:Foi recuo? Árbitro explica lance polêmico no jogo do Flamengo x Cruzeiro pelo Brasileirão

Varela tocou na bola e, em sequência, Rossi a segurou com as mãos, o que chamou a atenção dos rivais


Flamengo e Cruzeiro ficaram no 0 a 0 na quinta-feira (02) em um duelo nivelado por cima. Contudo, o que chamou a atenção dos rivais no jogo da 26ª rodada do Brasileirão foi um lance de suposto recuo. No entanto, o árbitro Paulo Caravina afirma que não houve erro de arbitragem ali.

De acordo com o Livro de Regras (que exige que o passe do companheiro para o goleiro seja deliberado/intencional para ser considerado ilegal), Varela não deu um passe intencional para o Rossi; ele apenas abandonou a bola ao tentar sair jogando —, explica Caravina.


OneFootball Videos


Se fosse considerado recuo, uma infração que deve ser punida com Tiro Livre Indireto no local onde o goleiro tocou a bola com a mão, o goleiro não receberia nenhum tipo de cartão, pois a infração seria dele por pegar a bola com a mão após um toque intencional do companheiro, algo que não ocorreu no lance analisado —, acrescenta o arbitro da Federação do Mato Grosso.

Varela passou para Rossi?

Ainda no primeiro tempo no Maracanã, Rossi defendeu e espalmou uma bola dentro da área. Assim, o lateral Varela correu para evitar rebote e deu um toque, mas o goleiro do Flamengo a pegou na sequência com as mãos e o jogo seguiu.

Veja vídeo:

O lance gerou ‘surto coletivo’ dos rivais, que apontaram recuo, o que resultaria em tiro livre indireto para o Cruzeiro dentro da área do Flamengo. No entanto, o árbitro Paulo Caravina, da Federação de Mato Grosso, afirmou que não há infração na ação de Rossi.

Teve erro de arbitragem no jogo do Flamengo x Cruzeiro?

O juiz Ramon Abatti Abel foi assunto em outros lances, além do incidente entre Rossi e Varela. Com critérios diferentes e muitas faltas, o árbitro atrapalhou a fluidez da partida. Assim, o jogo ficou picotado e terminou empatado.

Quando é o próximo jogo do Flamengo?

Na expectativa por arbitragem melhor, o Flamengo encara o Bahia, neste domingo (05), em Salvador, pela 27ª rodada do Brasileirão. Assim, a bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, com cobertura total do Coluna do Fla.

Impressum des Publishers ansehen