Zerozero
·1. März 2026
Gohi não tem para ti: Académico garante vitória sobre o Marítimo nos descontos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1. März 2026

Há momentos que parecem ser obra e graça do destino. Pois bem, Lorougnon Gohi esteve no centro de duas ações nos descontos que pareciam predestinadas. Nos últimos minutos, o Académico conseguiu, ao cair do pano, bater o Marítimo por 3-1, na 24.ª jornada da II Liga, num duelo entre os dois primeiros classificados da prova.
Desde os primeiros instantes, o encontro contou com bastante ação. Logo no segundo minuto da partida, Martín Tejón armou um remate que ficou muito perto de inaugurar o marcador. A ocasião dos visitantes em nada abalou o Académico, que respondeu por intermédio de André Clóvis. O avançado fez uma receção deliciosa e investiu diretamente para zona privilegiada, onde disparou - a bola esbarrou num adversário.
Daí em diante, o equilíbrio fez-se sentir. Tal não significou ausência de ocasiões perigosas, antes pelo contrário. De um lado e do outro, os remates não paravam de surgir, parecendo ser apenas uma questão de tempo até que o primeiro golo fosse concretizado.
Aos 40 minutos, depois de muita luta entre os 22 jogadores, a igualdade foi desfeita. Álvaro Zamora fez um passe picado - espetacular - que deixou André Clóvis isolado à boca da baliza. O melhor marcador da II Liga disparou prontamente, com o pé esquerdo, e o esforço de Samuel Silva não foi suficiente para negar o tento.
O Estádio Municipal do Fontelo, que contou com 5236 espetadores - a melhor assistência de sempre no reduto na II Liga -, foi abaixo e festejou o golo como se de uma vitória se tratasse.
A segunda metade não trouxe grandes novidades na tendência do jogo. A realidade é que ambos os emblemas continuaram a produzir e foram respondendo às investidas adversárias. Miguel Moita efetuou duas substituições e, coincidência ou não, o golo insular apareceu pouco depois. Luís Godinho entendeu que, ao minuto 68, João Guilherme carregou Paulo Henrique em falta no interior da área dos viriatos - o VAR analisou o lance e não chamou o juiz da partida a rever as imagens.
Nesse sentido, Simo Bouzaidi foi chamado a converter a grande penalidade. O número 21 teve nervos de aço e atirou rasteiro para restabelecer o empate. Aconteceu o clássico: guarda-redes para um lado, bola para o outro.
Sérgio Fonseca também decidiu promover mexidas logo depois do tento visitante, certamente na procura de voltar à vantagem. Lorougnon Gohi entrou nesse momento em campo - e o resto é história. O costa-marfinense marcou dois golos que levaram os adeptos viriatos à loucura.
Aos 90+5’, o extremo armou um remate incrível de fora da área, com força e colocação perfeitas, batendo Samuel Silva. O número 47 do conjunto de Viseu, aos 90+7’, aproveitou um grande contra-ataque da equipa, que o deixou com apenas um adversário pela frente. Ultrapassou o atleta forasteiro e disparou na direção da baliza. 3-1 no marcador e uma vitória épica para o Académico - com o selo de Gohi.
Com este resultado, as equipas ficam separadas por apenas três pontos: o Marítimo continua na 1.ª posição, enquanto o Académico se encontra no 2.º lugar.

Onze do Académico:
Domen Gril, Robinho, Nikos Michelis, Anthony Correia, Gustavo Costa, Soufiane Messeguem, André Ceitil, João Guilherme, Luís Silva, Álvaro Zamora, André Clóvis

Onze do Marítimo:
Samuel Silva, Xavi Grande, Romain Correia, Noah Madsen, Paulo Henrique, Raphael Guzzo, Vladan Danilovic, Martín Tejón, Carlos Daniel, Simo Bouzaidi, Adrián Butzke
1':

Começou a partida
2':

Marítimo: Martín Tejón
investiu para o interior da área e armou remate. A bola passou mesmo ao lado do poste. Que perigo!
12':

Académico: André Clóvis
fez uma recepção deliciosa e, depois de dançar no interior da área insular, disparou. A bola esbarrou num defesa e o perigo acabou por ser limpo.
14':

Marítimo: Adrián Butzke
rematou em zona perigosa. A bola passou mesmo a rasar a barra.
22':

Marítimo: Adrián Butzke
rematou após uma grande jogada dos insulares. O esférico passou ao lado do alvo.
31':

Académico: Álvaro Zamora
colocou a bola mesmo muito perto da barra. Fica o aviso!
35':

Grande jogo até ao momento. Ambas as equipas estão a batalhar bastante e a criar ocasiões perigosas.
40':

GOLO Académico! André Clóvis marca
André Clóvis marca o seu 19º golo na prova (24 jogos) André Clóvis marcou o seu 73º golo na equipa (138 jogos)
Zamora fez um passe picado - praticamente perfeito - e André Clovis rematou de primeira. Samuel Silva ainda tentou aplicar uma mancha, porém o remate do avançado do Académico foi bem medido - o esférico só parou no fundo das redes. Bom golo!
45 +1':

Tempo de intervalo. A partida tem estado bastante equilibrada, sendo que o jogo poderia estar empatado. O Académico foi mais pragmático e eficaz, indo para o descanso em vantagem. O Marítimo criou muitas oportunidades, porém ficou sempre pelos avisos. A segunda metade promete.
62':

Académico: Nikos Michelis
cabeceou no interior da área. A bola ainda bateu antes de chegar ao pé do guardião, que acabou por fazer uma grande defesa.
68':

No entendimento do juiz da partida, João Guilherme carregou Paulo Henrique em falta. Existindo falta é no interior da área dos viriatos.
69':

VAR analisa: possível grande penalidade para o Marítimo
70':

VAR confirma: há grande penalidade a favor dos insulares
70':

GOLO Marítimo: Simo Bouzaidi marca de grande penalidade!
Simo Bouzaidi marca o seu 5º golo na prova (21 jogos) Simo Bouzaidi marcou o seu 5º golo na equipa (22 jogos)
Bola para um lado e guarda-redes para o outro - um remate rasteiro que não deu hipóteses de defesa.
83':

Muita ação nestes últimos minutos, porém as balizas não estão a ser visadas.
87':

Marítimo: Noah Madsen
fez um grande cabeceamento. Gril demonstrou estar atento e voou para negar o tento.
90 +5':

GOLO Académico! Lorougnon Gohi marca
Lorougnon Gohi marca o seu 3º golo na prova (19 jogos)
Mortimer cobrou o livre para o interior da área, sendo que a bola foi cortada para a entrada da área do Marítimo. Gohi apanhou-se sozinho e não hesitou em rematar. Um autêntico foguetão, saído do pé esquerdo, que só terminou dentro da baliza insular. Que momento!
90 +8':

GOLO Académico! Lorougnon Gohi marca
Lorougnon Gohi marca o seu 4º golo na prova (19 jogos)
O Académico aproveitou o mau posicionamento da equipa do Marítimo para lançar um contra-ataque. Gohi acabou por ser o homem que finalizou a jogada, tendo batido Samuel Silva com um grande remate.
90 +10':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Lorougnon Gohi (AVFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Que entrada do extremo... Fez dois golos nos descontos e deu a vitória à equipa da casa. Um grande momento para o jogador e para o clube.
90 +10':

O encontro foi para os descontos empatado, sendo que Gohi tudo fez para quebrar a igualdade. Dois golos nos minutos mais fulcrais da partida que fizeram as delícias dos adeptos presentes no estádio.









































