Alemanha FC
·3. April 2025
Harry Kane e a ansiedade de conquistar, no Bayern, seu primeiro título da carreira

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·3. April 2025
Com 22 gols na atual temporada da Bundesliga, o atacante Harry Kane lidera a artilharia do Campeonato Alemão com cinco gols à frente de Patrik Schick, do Bayer Leverkusen. Kane é a máquina de fazer gols do Bayern de Munique, estabelecendo recordes atrás de recordes.
Em entrevista concedida ao site da Bundesliga, o inglês de 31 anos analisou as chances do Bayern de Munique, não apenas na Bundesliga, mas também na Liga dos Campeões.
"Sim, estamos em uma boa posição. Acho que se tivéssemos chegado a essa posição há cerca de 20 jogos, nós a teríamos conquistado. Tivemos muitos momentos bons na temporada. Obviamente, as últimas semanas foram difíceis de várias maneiras", disse Kane.
"Mas, ainda assim, sei que muitas pessoas acham que vamos ganhar em casa com uma vitória esmagadora e sem altos e baixos. Mas, pela minha experiência, sei que é difícil ir até o fim e que cada jogo até o final é praticamente uma final de Copa para nós. Portanto, temos de estar prontos. Sabemos que o Leverkusen é uma equipe forte e provavelmente vencerá todos os jogos que lhe restam. Portanto, temos de nos certificar de que faremos o mesmo".
Após 27 jogos da Bundesliga, o Bayern está no topo da tabela com 65 pontos e o Leverkusen está em segundo com 59.
Ao longo da temporada, o Bayern sofreu com lesões de jogadores importantes, principalmente na defesa, com o canadense Alphonso Davies e o francês Dayot Upamecano.
A temporada de Davies parece ter chegado ao fim, com o Bayern informando que ele ficará fora por “vários meses” devido a uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito. A lesão ocorreu durante a vitória do Canadá sobre os Estados Unidos na Liga das Nações da CONCACAF.
Enquanto isso, Upamecano ficará de fora “várias semanas” devido a uma lesão no joelho esquerdo.
"Sim, acho que quando os jogadores se lesionam, a primeira coisa que sentimos é pena deles, porque sabemos o quanto eles trabalham duro e o quanto querem fazer parte da equipe. Então, você fica com o coração partido por eles", confessou Kane.
"Mas quando o técnico (Vincent Kompany) chegou, ele disse que é improvável que o time que começa o primeiro jogo da temporada seja o mesmo que começa o último jogo da temporada. Portanto, precisamos que todos estejam prontos, e este é o melhor exemplo: três dos nossos zagueiros se machucaram em menos de cinco dias. Mas é aí que você depende da equipe, e sabemos que, como equipe, essa é a nossa maior força. Portanto, aqueles que entram têm de estar prontos para aproveitar a chance, e aqueles que jogaram mais minutos têm de assumir mais responsabilidade".
Com ou sem lesões, os objetivos do Bayern de Munique são os mesmos: conquistar mais um título da Bundesliga e, principalmente, vencer a Liga dos Campeões em casa.
"Sim, seria um sonho. Como eu disse na época, foi um sonho para mim praticamente a vida toda (vencer a Liga dos Campeões) e temos a chance de realizá-lo este ano. Mas também fazer isso em casa, diante da nossa torcida no Allianz, acho que tornaria tudo ainda mais especial", disse Kane.
"Acho que quando você tem a chance de fazer algo assim, você fica empolgado. É claro que haverá nervosismo, emoção e expectativa. Temos um grande jogo, um jogo difícil nas quartas de final contra a Inter de Milão. Portanto, só precisamos estar prontos. Sabemos que, no dia a dia, podemos vencer qualquer um. Temos uma equipe forte o suficiente para fazer isso, mas é preciso sermos consistentes nos dois jogos e depois vermos até onde podemos chegar. Mas, definitivamente, saber o quanto significa para os torcedores de Munique tê-lo aqui, acho que nos motiva um pouco mais".
"Se você olhar para trás, como analisaria sua carreira até agora?" foi uma das perguntas feitas a Kane pelos repórteres nesta semana.
"Sim, muito bem, para ser honesto. Fiz muitas coisas que queria fazer em minha carreira até agora. Claro, eu sei que o troféu da equipe é o que todos vão lembrar, mas no final das contas, você tem que dar o seu melhor em todas as situações e eu sinto que fiz isso. Desde que comecei, a questão sempre foi a minha consistência", disse o jogador.
Kane, no entanto, é constantemente lembrado de que, apesar de todos os gols que marcou pelo clube e pelo país, ele nunca conquistou um único título oficial em sua carreira.
"Observei os grandes nomes do basquete e o que os tornava grandes, e não se tratava apenas de fazer isso em momentos esporádicos, mas sim de fazer isso ano após ano, e isso era uma grande motivação para ser um dos melhores jogadores do mundo de forma consistente. E essa motivação estará comigo até o fim da minha carreira, quer eu ganhe um troféu ou 20, no fim das contas isso não mudará minha mentalidade, o que eu quero alcançar e como faço isso".
"Sim, como eu disse, temos outra chance este ano de ganhar alguns troféus e isso seria incrível e talvez acalmasse um pouco o barulho ao meu redor. Mas acho que, no futebol em geral, sempre haverá pessoas que duvidam de você, pessoas que o criticam. O mais importante é que você saiba o que está tentando alcançar, que seus companheiros de equipe o respeitem pela forma como você trabalha, que o clube o respeite e que a torcida o respeite. Em última análise, isso é o que importa para mim".
Para os jogadores de futebol - e figuras públicas em geral - lidar com as críticas não é fácil. É tão difícil, se não mais difícil, do que lidar com a fama.
No caso de Harry Kane, ninguém é mais crítico do que ele mesmo quando erra.
"Eu sei quando joguei bem, quando joguei mal, quando estou ajudando a equipe mesmo sem marcar e assim por diante. Há muitas pessoas que falam sobre futebol, comentam, mas na verdade não entendem muito de futebol", disse.
"Sei que houve jogos em que fiz gols e não joguei bem, e falaram muito bem de mim, e houve jogos em que não fiz gols e fui um dos melhores jogadores em campo, e falaram da minha falta de qualidade. É algo inerente".
"No final das contas, sei o que preciso melhorar, sei quando me saí bem ou não. Ser criticado faz parte do jogo, faz parte da vida; a diferença é como você deixa que isso o afete. No final das contas, a opinião de muitas pessoas simplesmente não importa", concluiu.
No último fim de semana, Harry Kane marcou o primeiro gol do Bayern de Munique na vitória por 3 a 2 sobre o St. Pauli. Foi seu 22º gol na atual temporada da Bundesliga, mas o ídolo inglês está preocupado apenas em conquistar seu primeiro título profissional.
E este ano o Bayern pode lhe dar não apenas um título, mas também realizar seu sonho de vencer a Liga dos Campeões.