90min
·8. November 2024
In partnership with
Yahoo sports90min
·8. November 2024
Sob forte expectativa em todo o território nacional, Atlético-MG e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil 2024 neste domingo (10), a partir das 16h pelo horário de Brasília. O Rubro-Negro abriu vantagem de dois gols no placar agregado após vitória por 3 a 1 no Maracanã, mas a torcida do Galo entoou o cântico de “Eu Acredito” para embalar uma possível reviravolta na Arena MRV.
Para deixar você ainda mais por dentro desta decisão, o 90min resolveu ampliar o escopo para temporadas anteriores, relembrando outras decisões de Copa do Brasil em que Flamengo e Atlético-MG estiveram envolvidos na história do futebol brasileiro.
Em sua primeira decisão de Copa do Brasil da história, o Flamengo conquistou o título do torneio após superar o Goiás na decisão. O jogo de ida terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0 com gol marcado por Fernando. No jogo de volta, o empate sem gols no Serra Dourada garantiu o título para uma equipe que tinha nomes como Júnior, Zinho e Renato Gaúcho.
Após o sucesso na campanha de 1990, o Flamengo voltou à decisão da Copa do Brasil sete anos depois, em busca do bicampeonato. O jogo de ida na decisão contra o Grêmio terminou sem gols no Olímpico, mas o Maracanã foi palco de uma decisão épica com um empate por 2 a 2 e mais de 95 mil torcedores no estádio, os quais presenciaram um dos gols mais importantes da carreira de Romário. No entanto, devido ao critério do gol fora, a equipe gaúcha levantou a taça de campeão no Rio de Janeiro.
Em busca de se redimir após derrota na final de 1997, o Rubro-Negro voltou à decisão da Copa do Brasil em 2003, em uma das campanhas mais tranquilas do Flamengo, superando adversários como Botafogo-PB, Ceará, Remo, Vitória e Sport antes da decisão contra o Cruzeiro. Porém, após empate por 1 a 1 no Maracanã, o Cruzeiro fez a festa da torcida em uma das noites mais memoráveis do Mineirão, abrindo um placar elástico de 3 a 0. Fernando Baiano evitou a goleada no fim, mas o título ficou mesmo para a Raposa.
Após dois vice-campeonatos de Copa do Brasil, tudo indicava que a situação em 2004 seria muito diferente. Após deixar Grêmio e Vitória para trás no mata-mata, o Flamengo decidiu o título da Copa do Brasil diante do surpreendente Santo André. O Mengão chegou a ficar atrás do placar no jogo de ida disputado no Palestra Itália, mas Athirson empatou na reta final e garantiu dois gols de vantagem no gol fora para o rubro-negro. Porém, o Santo André não se intimidou com a presença de 70 mil torcedores no Maracanã e buscou o título histórico com os gols de Sandro Gaúcho e Élvis, vencendo o Rubro-Negro por 2 a 0.
No primeiro clássico estadual em final de Copa do Brasil, o Flamengo enfim conseguiu retomar o caminho dos títulos no torneio nacional. Em uma campanha marcada por duelos acessíveis contra ASA, ABC, Guarani, Atlético-MG e Ipatinga, a final contra o seu maior rival seria suficiente para deixar a "balança” mais equilibrada em termos de dificuldade. No jogo de ida, o Flamengo abriu vantagem diante do Vasco por 2 a 0 com gols de Obina e Luizão. Por fim, no jogo de volta, Juan marcou o gol do Rubro-Negro em mais uma vitória, garantindo o troféu no Maracanã.
Flamengo superou o Athletico em 2013 no Maracanã / Buda Mendes/GettyImages
Em uma campanha que ficou marcada por eliminar o Botafogo nas quartas de final, o Flamengo voltou à decisão da Copa do Brasil com amplo favoritismo à conquista do título. No jogo de ida, o Rubro-Negro empatou com o Athletico-PR por 1 a 1 no modesto Estádio Durival de Brito, com capacidade inferior a 15 mil pessoas. O empate estava dando o título ao Rubro-Negro carioca, mas a tensão estava presente no Maracanã devido à pressão do Furacão até que Elias marcou aos 42 minutos do segundo tempo. Por fim, o artilheiro Hernane (que marcou oito gols na campanha) foi o responsável pelo gol do título nos acréscimos.
Flamengo não conseguiu vencer o Cruzeiro na decisão de 2017 / Anadolu/GettyImages
Esta decisão não traz lembranças muito animadoras ao Flamengo. Após deixar pelo caminho o Botafogo na semifinal, o Rubro-Negro empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 no primeiro jogo da decisão, realizado no Maracanã. A partida no Mineirão terminou com o mesmo placar e a decisão do título ficou para a cobrança de pênaltis, onde o time carioca foi derrotado por 5 a 3. O torcedor do Mengão não esquece essa decisão pelo fato de o goleiro Alex Muralha ter optado por pular no canto direito em todas as cinco cobranças.
Flamengo superou o Corinthians no Maracanã em 2022 / Buda Mendes/GettyImages
A chamada "final do povo" foi realizada em 2022 com o duelo entre as duas maiores torcidas do futebol brasileiro. Após empate tenso na Neo Química Arena no jogo de ida, o jogo de volta ficou marcado por uma das maiores decisões de todos os tempos. O Flamengo precisou de apenas sete minutos para abrir o placar com Everton Ribeiro e acumulou chances para ampliar, mas o Corinthians reagiu na etapa complementar e buscou o empate aos 37 minutos. Na decisão por pênaltis, Mateus Vital falhou e Rodinei cobrou a penalidade que deu mais um título de Copa do Brasil ao Rubro-Negro.
Bruno Henrique não conseguiu evitar título do São Paulo no Morumbis / Eurasia Sport Images/GettyImages
Por fim, a última decisão de Copa do Brasil não traz muitas lembranças positivas para o torcedor rubro-negro. Sob enorme pressão, o técnico Jorge Sampaoli viu o seu time ser derrotado pelo São Paulo por 1 a 0 em pleno Maracanã lotado com gol de Jonathan Calleri, situação que provocou vaias e xingamentos da torcida. No jogo de volta, Bruno Henrique empatou o placar agregado aos 44 minutos do primeiro tempo, mas Rodrigo Nestor garantiu o título com gol nos acréscimos antes do intervalo, pois a etapa complementar ficou marcada por pouquíssimas chances reais de gol.
Atlético-MG foi campeão diante do Cruzeiro no Mineirão / Buda Mendes/GettyImages
No melhor momento de sua história, o Atlético-MG chegou embalado para sua primeira final de Copa do Brasil em 2014 diante do rival Cruzeiro, em uma campanha que ficou marcada por vitórias contra Palmeiras, Corinthians e Flamengo. No primeiro jogo da decisão, o Galo abriu vantagem de 2 a 0 no Independência com gols de Luan e Jesús Dátolo. Por fim, no duelo decisivo, o Atlético confirmou sua superioridade e superou o rival por 1 a 0 com Diego Tardelli marcando o gol do título.
Atlético-MG foi derrotado pelo Grêmio na decisão de 2016 / Buda Mendes/GettyImages
Em busca de seu bicampeonato da Copa do Brasil, o Atlético-MG sofreu uma dura derrota no jogo de ida pelo placar de 3 a 1 no Mineirão. Pedro Rocha marcou dois gols para o Imortal e Gabriel França acabou descontando próximo da reta final, mas Everton Cebolinha anotou nos acréscimos e deixou o Grêmio muito próximo do título. O jogo de volta foi disputado com um intervalo de duas semanas devido ao acidente trágico envolvendo a Chapecoense. Bolãnos marcou o gol do título do Imortal no segundo tempo e Cazares descontou com um golaço, insuficiente para mudar o destino da decisão.
Atlético-MG dominou final de 2021 contra o Athletico-PR / HEULER ANDREY/GettyImages
Absolutamente dominante no futebol brasileiro em 2021, o Atlético-MG chegou com amplo favoritismo na decisão da Copa do Brasil. Após eliminar Bahia, Fluminense e Fortaleza nas fases anteriores, a expectativa foi justificada logo no jogo de ida no Mineirão, quando Hulk, Keno e Vargas (dois gols) construíram a goleada de 4 a 0. No jogo de volta, Keno marcou aos 25 do primeiro tempo e encerrou qualquer expectativa de virada do Furacão na Ligga Arena. Hulk ainda deixou sua marca aos 30 do segundo tempo, enquanto Jaderson descontou próximo dos acréscimos, marcando o “gol de honra” do Furacão.
Impressum des Publishers ansehenfeed