Zerozero
·24. April 2025
<i>Dérbi eterno</i> na final da Taça: histórico confere favoritismo encarnado

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24. April 2025
O desfecho desta edição da Taça de Portugal será definido pelo confronto entre Benfica e Sporting, uma vez que ambos os conjuntos superaram os respetivos adversários nas meias e será um dérbi eterno, agendado para 25 de maio, a decidir as contas da prova rainha.
Um embate recheado de história - entre dois históricos do futebol nacional -, cujas expectativas são sempre elevadas. Apenas uma partida separa águias ou leões de reescrever o nome na lista de vencedores da competição e o passado corrobora a favor do emblema encarnado.
De acordo com o nosso Playmaker, o cenário em questão - final da Taça decidida entre os velhos rivais de Lisboa - aconteceu já por oito ocasiões e o Benfica saiu vitorioso em seis desses jogos, sendo o mais recente na temporada 1995/96. O Sporting, por sua vez, precisa de recuar até à temporada 1973/74 para recordar o último triunfo diante dos encarnados numa final da Taça de Portugal.
Caso coloquemos a conquista do campeonato na equação, o emblema da Luz continua com mais motivos para sorrir. Isto porque as águias alcançaram a desejada dobradinha por três ocasiões - em 1954/55, 1971/72 e também 1986/87 - após derrotarem o rival de Alvalade numa final da prova rainha.
Ainda assim, a última vitória dos leões diante dos encarnados - na época 1973/74, como mencionado anteriormente -, representa também sinais algo animadores para o emblema leonino. Isto porque, nesse ano, o Sporting sobrepôs-se ao Benfica para conquistar a dobradinha. Um ligeiro alento para os comandados de Rui Borges.
Uma vez que Benfica e Sporting encontram-se, atualmente, a disputar todas as frentes esta temporada, existe a possibilidade de somar um novo capítulo a este indicador, caso o vencedor do campeonato deixe também o Jamor, no final de maio, com o caneco na mão.
No que toca ao percurso até ao derradeiro confronto pelo título, o Benfica apresenta um registo agridoce. Os encarnados voltaram a presentar os seus adeptos com um percurso 100 por cento vitorioso - um cenário equiparado à época 2020/21. Quatro anos depois, a redenção é hipótese para Bruno Lage e o seu pelotão.
Isto porque, ainda que a jornada até à final tenha sido relativamente tranquila - com triunfos por 0-4 frente ao Est. Amadora ou 5-0 diante do Vilafranquense pelo caminho -, a derrota por 2-0 frente ao SC Braga terminou com estrondo o conto de fadas de Jorge Jesus e os seus pupilos.
Cenários idênticos, porém com intervenientes distintos. Bruno Lage ou Rui Borges - quem sairá vitorioso deste dérbi eterno?
*por Diogo Organista Pereira