Ifab avança com novas medidas para aumentar tempo de bola rolando; veja quais | OneFootball

Ifab avança com novas medidas para aumentar tempo de bola rolando; veja quais | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·20. Januar 2026

Ifab avança com novas medidas para aumentar tempo de bola rolando; veja quais

Artikelbild:Ifab avança com novas medidas para aumentar tempo de bola rolando; veja quais

International Football Association Board (IFAB) apresentou um pacote de propostas que pode provocar mudanças importantes nas regras do futebol nos próximos anos.

As medidas foram debatidas durante a Reunião Anual de Negócios da entidade, realizada em Londres, com foco principal em melhorar o fluxo das partidas e reduzir interrupções desnecessárias no ritmo de jogo.


OneFootball Videos


As propostas ainda serão analisadas e debatidas antes de qualquer implementação definitiva, mas apontam que há interesse nos bastidores de tornar os jogos de futebol mais dinâmicos e reduzir a quantidade de paralisações.

Medidas para reduzir a perda de tempo em campo

Um dos principais pontos do debate foi como reduzir as interrupções nos jogos. Foi muito bem avaliada a regra que limita em oito segundo o tempo que o goleiro pode segurar a bola, por exemplo.

Isso colocou em discussão a possibilidade de ampliar essa "regra de contagem" para cobranças de lateral e tiros de meta. Também foi discutido um período de 10 segundos para as substituições, evitando os atrasos intencionais nos momentos de troca de jogadores.

Mudanças sobre atendimento médico

Na reunião da IFAB foram discutidas mudanças sobre o atendimento médico em campo. Há uma proposta que jogadores que recebam avaliação ou tratamento médico durante o jogo sejam obrigados a deixar o gramado e permanecer fora por um período fixo após a retomada da partida.

Não ficou acordado o tempo exato para o afastamento, mas o objetivo da medida é evitar que atletas façam simulações para parar ou cadenciar os jogos, além de protegê-los evitando retornos imediatos ao campo sem estarem em condições adequadas.

Poucas mudanças no VAR

Em relação ao VAR, a IFAB continua colocando o auxílio de vídeo restrito a gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e casos de aplicação equivocada de cartões.

Foram sugeridas novas possibilidades:

  • Revisar cartões vermelhos originados de um segundo cartão amarelo incorreto;
  • Revisar cartões em que a equipe errada seja punida em lances que resultam em cartões
  • Revisar escanteios marcados de forma equivocada

Testes sobre impedimento e câmeras corporais

Ainda na reunião foi confirmado que os testes em relação ao uso do impedimento semiautomático continuarão sendo realizados. Também foi falado sobre o uso do Desafio (Football Video Support), que foi usado em competições como a Copa do Mundo sub-17.

Outro tema que ganhou destaque foi o uso de câmeras corporais por árbitros. Testes vêm sendo realizados tanto em níveis amadores quanto profissionais, e a IFAB demonstrou apoio à inclusão dessa ferramenta. O uso mais famoso dessa tecnologia foi durante a Copa do Mundo de Clubes, em 2025.

Próximos passos da IFAB

Vale lembrar que as propostas discutidas na reunião da IFAB não representam mudanças nas regras do futebol. A entidade colocará esses assuntos em pauta na sua Assembleia Geral Anual, marcada para 28 de fevereiro de 2026, no País de Gales.

Com isso, parte dos temas pode avançar para votação e, caso aprovadas, começarão a ser aplicadas de forma gradual nas competições de futebol ao redor do mundo.

Impressum des Publishers ansehen