Esporte News Mundo
·6. Januar 2026
‘Incentivo’ milionário da Copa do Mundo de Clubes ainda não foi pago ao Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·6. Januar 2026

O Flamengo ainda não recebeu a cota de R$ 1 milhão prometida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os valores servem como incentivo à promoção do turismo da cidade durante a Copa do Mundo de Clubes, disputada entre junho e julho de 2025.
No início de dezembro, o Flamengo contestou a necessidade da emissão de nota fiscal como condição da transação. A carta assinada pelo diretor geral Paulo Dutra diz que a condição “ignora não apenas a natureza de associação civil sem fins lucrativos do clube, como, também, o fato de se tratar de recurso não vinculado de imposto”.
Em resposta ao ge, o Governo explicaram o motivo do Flamengo não ter recebido o valor. Botafogo e Fluminense, outros cariocas que disputaram a Copa do Mundo de Clubes, foram contemplados com a quantia em outubro.
“A Secretaria de Estado de Turismo informa que todos os pagamentos do Governo do Estado dependem do cumprimento das exigências legais, incluindo a emissão de nota fiscal, conforme contrato assinado.
Fluminense e Botafogo optaram por executar o projeto por meio de empresas contratadas, cumpriram integralmente os trâmites legais exigidos e, por isso, já tiveram os recursos repassados.
No caso do Flamengo, após o questionamento do clube sobre a necessidade de emissão de nota fiscal, o processo foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), para análise do enquadramento tributário, e segue dentro do prazo legal.”
A Secretaria de Turismo do Governo deu apoio financeiro. Cada clube fez uma casa associada à sua marca nos EUA para receber torcedores, colocar produtos à venda, entre outras ações.
A equipe comandada por Filipe Luís se classificou de forma tranquila para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes e fez história ao vencer o Chelsea por 3 a 1. No mata-mata, o Flamengo acabou eliminado pelo Bayern de Munique. Ao todo, o Rubro-Negro ganhou 27,7 milhões de dólares (cerca de R$ 153,1 milhões).









































