Vozes do Gigante
·23. April 2025
Investigação conclui que não houve racismo em jogo do Inter Feminino

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·23. April 2025
Em jogo das Gurias Coloradas realizado no dia 31 de março, uma denúncia de injúria racial havia sido feita pela arbitragem. Um copo com uma casca de banana foi arremessado ao banco de reservas do Sport, que gerou polêmica no campo e nas redes sociais. O caso foi para a polícia civil, que concluiu o inquérito alegando que não houve “ato discriminatório por parte da investigada, afastando tipificação por crime de racismo”.
O caso foi investigado pela delegada Tatiana Bastos, da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). Cinco atletas e um diretor do clube do Recife; e uma jogadora e uma diretoria do Inter fora ouvidos na investigação.
Na ocorrência, uma atleta da base do time feminino do Inter – que estava na arquibancada – havia arremessado um copo com uma casca de banana no campo após o gol de empate marcado pelas pernambucanas. A jogadora teve seu contrato rescindido unilateralmente pelo Inter após o ocorrido.
Inclusive, a ex-atleta do Colorado afirmou que sequer consumiu as bananas, que eram de uso exclusivo das jogadoras do Inter, no intervalo da partida. A defesa da jovem alegou que ela não sabia que havia uma casca dentro do copo. Em uma das imagens disponibilizadas pelo SESC Protásio Alves, onde ocorreu a partida, mostra que copo não chegou até o banco de reservas do rubro-negro, mas a casca de banana seguiu o percurso até o reservado.
Ainda, quando questionada sobre o ato, a ex-jogadora colorada afirmou que agiu de maneira impulsiva, irritada com o gol marcado pelas adversárias. Apesar de inocentada da denúncia de injúria racial, a jovem foi enquadrada como crime de causar tumulto em evento esportivo.
Em atividade realizada na tarde desta quarta-feira (23), após o empate contra o Nacional por 3 a 3, o elenco do Inter se reapresentou no CT Parque Gigante. Os atletas titulares realizaram recondicionamento nas áreas internas, enquanto os reservas – e Gabriel Carvalho, que atuou por 45 minutos – estiveram no campo. Rafael Borré, em controle de carga, foi a ausência.