Portal dos Dragões
·24. Januar 2026
João Brandão e a promoção de jogadores: “Para quem trabalha com jovens esta é a maior vitória”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·24. Januar 2026

O FC Porto B recebe no Olival, este domingo às 11 horas, o Vizela, em partida referente à 19.ª ronda do campeonato. O adversário é considerado pelo treinador João Brandão “uma das melhores equipas” da 2.ª Liga neste momento.
“É uma equipa que se caracteriza claramente pela dimensão física dos seus jogadores, pela objetividade no jogo exterior e pela forma como é competente nas bolas paradas. Queremos ser fortes contra os melhores e queremos ser fortes com os mais fortes. Temos as nossas forças e queremos levá-las a jogo no domingo”, revelou o treinador do FC Porto B, acrescentando que, ao longo da “a semana de trabalho”, percebeu um coletivo “muito forte” e pronto para o teste que os minhotos vão representar: “Senti os jogadores muito focados naquilo que é a estratégia para o jogo e muito determinados no trabalho diário. Isso é o primeiro passo para estarmos prontos e preparados para o desafio que aí vem.”
Como tem visto os jogadores do seu grupo chamado à equipa sénior?
“Para quem trabalha com jovens, essa é a maior vitória. Para quem acompanha a evolução deles e a concretização dos objetivos traçados, é a maior de todas as vitórias. Coletivamente queremos pontos e ganhar jogos, mas individualmente temos essa responsabilidade, a de promover jogadores para a equipa A. É uma satisfação ver a evolução e o rendimento deles dentro de uma equipa que está mais madura e responsável de jogo para jogo. Queremos dar continuidade a essa evolução para conseguirmos trazer os três pontos para o nosso lado.”
Esta competitividade na 2ª Liga é positiva para a evolução do grupo?
“É um desafio preparar estes jogadores da melhor forma num grau de exigência alto, pois é isso que os espera na equipa A. Sabemos que em alguns momentos isso cria algum desconforto, pois eles saem da zona de conforto, mas é um passo importante que eles estão a dar diariamente, em cada treino e em cada jogo. O talento não chega, é preciso muito trabalho e muita superação.”
Campeão mundial louva estreia profissional
Mateus Mide, vencedor do Campeonato do Mundo de sub-17 com Portugal, fez a sua estreia pela equipa B no último encontro com o Feirense, que terminou com uma derrota portista (2-1). O jovem médio falou do momento como um marco: “Para mim foi um passo muito importante na minha carreira. Sem o meu esforço e o de todo a equipa não teria sido possível”, disse o criativo, desejando já deixar para trás a visita aos fogaceiros: “O último jogo não foi muito positivo da nossa parte, mas estamos aqui para trabalhar e para corrigir os erros que cometemos.”
Pensa em subir à equipa principal?
“Estamos a evoluir e faz parte passar das equipas de formação para as equipas profissionais. Só nos traz mais responsabilidade.”
Vizela
“É um jogo difícil como todos os outros, mas sinto que a equipa está preparada. É um jogo muito importante para nós de forma a subirmos na tabela classificativa. Estudámos todos os pontos fortes e menos fortes deles. Vamos ter pela frente uma equipa muito difícil, mas estamos preparados.”









































