Coluna do Fla
·19. Februar 2025
Jogador do Manchester City entra em polêmica sobre gramado sintético e manda recado

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19. Februar 2025
O assunto sobre a permanência ou não do gramado sintético no Brasil chegou na Europa. Não à toa, Bernardo Silva, meio campista da Seleção de Portugal e do Manchester City (ING), comentou sobre a grama artificial e afirmou que o natural é melhor para a saúde dos jogadores.
— Faz bastante diferença, obviamente. O gramado natural, por conta de lesões, é muito melhor. Sei que é difícil manter as condições do gramado natural, até porque tem questões econômicas, mas em relação ao nível de qualidade do jogo e da bola andar rápido, além de proteger a saúde dos atletas, o gramado natural é muito melhor -, disse, em entrevista à TNT Sports.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pegou todos os dados dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para ter mais detalhes sobre as lesões ocasionadas em 2024. A ideia da entidade é saber onde foi, em qual campo e em qual parte do corpo o atleta se lesionou.
Sendo assim, pelo menos 1.000 horas de jogo na grama artificial serão analisadas. Com o dados das lesões, a CBF irá avaliar o impacto do gramado sintético no futebol brasileiro. A expectativa é que o levantamento fique pronto nas próximas semanas para que haja uma votação sobre a permanência ou não da do gramado sintético.
É bom lembrar que diversos jogadores do futebol brasileiro entraram na campanha contra o gramado sintético. No Flamengo, por exemplo, Pedro, Arrascaeta e Gerson participaram. O Rubro-Negro, por outro lado, não se posicionou sobre o assunto.