Portal dos Dragões
·12. November 2025
Jorge Amaral: “Farioli não é parvo. Está a antecipar que o FC Porto vai ser alvo”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·12. November 2025

Apesar de ter chegado há poucos meses ao futebol português, Francesco Farioli tem repetido, por diversas ocasiões, o mote “tudo contra todos”, tão associado ao percurso do FC Porto.
O técnico italiano não deixou dúvidas ao afirmar que “há uma narrativa para deitar o FC Porto abaixo”, quando o clube da Invicta ocupa isoladamente a liderança da I Liga (31 pontos), à frente do bicampeão Sporting (28) e do Benfica (25).
Jorge Amaral mostrou-se alinhado com Francesco Farioli e comentou com crueza a questão da arbitragem e das reacções. “Não é parvo. Os nossos rivais têm sido beneficiados pela arbitragem. Ao fim de 11 jornadas, o FC Porto já foi mais vezes prejudicado do que beneficiado. Este discurso faz parte de um ADN implementando pelo já falecido Jorge Nuno Pinto da Costa: ‘Antes quebrar do que torcer’. Temos de defender os nossos direitos e o Farioli está a antecipar que o FC Porto vai ser alvo por estar em primeiro lugar. Vejam o que aconteceu com a situação da queixa do árbitro Fábio Veríssimo. Discordo com a situação da televisão no balneário, mas vejam o folclore que os nossos rivais e não só fizeram. Falaram em despromoção, tentaram desestabilizar a equipa, mas sem sucesso”, começou por dizer o antigo guarda-redes dos dragões.
O empate (2-2) do Benfica na recepção ao Casa Pia mereceu também atenção fora das quatro linhas: o relatório do árbitro Gustavo Correia registou uma alegada agressão verbal por parte de Mário Branco, director-geral dos encarnados. “Vou rebentar-te todo”, disse o dirigente. Em resposta, Jorge Amaral riu-se.
Na análise de Amaral, há padrões repetidos no futebol nacional: “É um déjá vu no futebol português. As praticas são as mesmas. Na ótica de alguns, o caso do Veríssimo é mais grave do que esta situação, na qual existe coações verbais olho no olho. É pura hipocrisia. O Benfica faz inúmeros comunicados sobre a arbitragem, mas eu sei as razões. Querem esconder o que se passa na Liga dos Campeões, com quatro derrotas em quatro jogos. A equipa não consegue ganhar em casa ao Santa Clara, Rio Ave e Casa Pia. A cortina de fumo que tentam criar com os árbitros serve para esconder a falta de crescimento desde a entrada de José Mourinho no comando técnico. A equipa ficou pior!”, frisou.
Jorge Amaral apontou o Sporting como o principal adversário do FC Porto na luta pelo título. “O Sporting apresenta uma diversidade tática ofensiva muito interessante. A vitória (2-1) com o Santa Clara não merece polémica. São erros que podem acontecem a qualquer um. Não vamos dramatizar, O Santa Cara perdeu o jogo num canto. O futebol é isto mesmo. No entanto, reitero que eles já foram beneficiados. Não esqueço o penálti não assinalado ao Estoril, após o Maxi Araújo atingir um adversário com o cotovelo, e as expulsões perdoadas a Gonçalo Inácio e Diomande”, recordou.
Sobre o FC Porto, o agora comentador destacou pontos a melhorar e sugeriu reforços: “O FC Porto tem sido entusiasmante desde o inicio da época, mas espremeu em demasia o limão. O Farioli promoveu pouca rotatividade e este modelo de jogo precisa de uma capacidade física muito grande. Sendo o campeonato a grande prioridade, considero que em janeiro deveria haver duas contratações: Um ponta de lança e um extremo, que possa jogar nos dois corredores”, completou Jorge Amaral.
Live









































