Jornalista analisa pedido do Flamengo à ONU: “Soberba clubística” | OneFootball

Jornalista analisa pedido do Flamengo à ONU: “Soberba clubística” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·10. September 2025

Jornalista analisa pedido do Flamengo à ONU: “Soberba clubística”

Artikelbild:Jornalista analisa pedido do Flamengo à ONU: “Soberba clubística”

O jornalista Arnaldo Ribeiro comentou o pedido do Flamengo à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o reconhecimento da torcida rubro-negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do mundo, na Band. Segundo o comentarista, esse pedido é uma “soberba clubística”.

“Aquela coisa de ser maior que os outros, ou de sentir maior que os outros, é uma certa soberba clubística, e não acho que não é mensurado apenas com o número de torcedores e tal. Mas, enfim, eu nunca entendo isso quando o público toma essa iniciativa popular. Quando ele pretende se separar e ser uma coisa única e não admirada pelos outros. Isso afasta outras pessoas, ao invés de aproximar outras pessoas”, disse.


OneFootball Videos


O Flamengo lançou uma campanha com o objetivo de engajar a torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico. Busca traduzir o que já é realidade: a força cultural, social e emocional do Flamengo, que ultrapassa fronteiras. O reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, seria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo.

Torcida do Flamengo

O Flamengo continua no topo no ranking das maiores torcidas do Brasil. Em pesquisa recente, encomendada aos institutos Ipsos-Ipec em parceria com o jornal O Globo, atualizou a lista no final de julho. A análise contou com o grau de fanatismo e engajamento com o clube.

Dessa forma, a torcida do Rubro-Negro lidera com folga. São 21,2%, quase 10% a mais que o segundo colocado, Corinthians, com 11,9%. Ou seja, o levantamento, realizado entre 5 e 9 de junho de 2025, mostra que a vantagem do Flamengo sobre o Timão aumentou de 6,3 para 9,3 pontos percentuais desde a última pesquisa, em 2022.

Já em relação ao Rio de Janeiro, a distância é ainda maior: de quase 20%. Os vascaínos, portanto, aparecem na segunda colocação com 3,4%.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Impressum des Publishers ansehen