oGol.com.br
·5. Februar 2025
Juninho desencanta, Fla atropela Portuguesa e assume a ponta do Carioca
![Artikelbild:Juninho desencanta, Fla atropela Portuguesa e assume a ponta do Carioca](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.ogol.com.br%2Fimg%2Fnoticias%2F194%2FimgS620I742194T20250205233241.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·5. Februar 2025
Sem dar brecha para ressaca pós-título da Supercopa, o Flamengo entrou em campo, na noite desta quarta-feira, para encarar a Portuguesa, em Uberlândia, e, mesmo com um "time alternativo", goleou por 5 a 0.
Com o resultado, o time comandado por Filipe Luís chega a 13 pontos e, com um jogo a menos, assume a liderança provisória do Campeonato Carioca. Do outro lado, a Lusa permanece com seis e figura na vice-lanterna.
Com um time misto, o Flamengo tomou a iniciativa em Uberlândia e teve mais a bola durante toda a primeira etapa. Do outro lado, porém, a Portuguesa adotou uma postura reativa, fechou bem os espaços e ficou à espera das oportunidades para contragolpear. E elas vieram.
Na primeira delas, logo aos seis minutos, o atacante Romarinho foi lançado pela esquerda, nas costas de Danilo, invadiu a área e bateu cruzado, obrigando Matheus Cunha a fazer uma grande defesa.
A resposta rubro-negra veio na sequência. Após bela combinação pela esquerda, Luiz Araújo esticou na boa para o jovem Daniel Sales, que foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Juninho. Bem posicionado, o camisa 23 testou no cantinho e Douglas Borges se esticou todo para manter o zero no placar.
No "ataque x contra-ataque", Fla e Lusa seguiram trocando investidas. A Zebra voltou a colocar Matheus Cunha para trabalhar com chute de Romarinho, agora pela esquerda, enquanto o Rubro-Negro foi mais incisivo em suas ações e abriu o placar.
Aos 37, Luiz Araújo colocou bola na área, Thomás afastou mal e a sobra ficou com Arrascaeta, que soltou uma bomba! Douglas Borges operou um milagre, a bola explodiu no travessão e Juninho, demonstrando oportunismo, testou para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, o Flamengo acelerou o ritmo, especialmente no último terço, e não deu chances para marcação rubro-verde. Aos 12, após boa inversão de Allan, Ayrton Lucas arriscou de cabeça, Douglas Borges deu rebote e Luiz Araújo, livre, completou para o gol vazio.
E não parou por aí. Sem dar respiro à Lusa, o Fla seguiu apertando e marcou o terceiro. No minuto seguinte, Daniel Sales se projetou nas costas da marcação e foi derrubado na área. Pênalti. Na cobrança, Arrascaeta esbanjou categoria, deu uma cavadinha e deixou sua marca.
Abatida, a Portuguesa abriu mão de tentar alguma reação e recuou suas linhas, buscando não ter seu prejuízo aumentado. Foi em vão. Aos 25, Daniel Sales dividiu pela direita, Arrascaeta ficou com a sobra e deu lindo passe para Matheus Gonçalves, que não titubeou e mandou por baixo do goleiro.
Já na reta final, tirando proveito do resultado consolidado, Filipe Luís colocou alguns jovens da base em campo e ainda viu seu time marcar o quinto. Aos 42, Guilherme esticou para Wallace Yan, que invadiu a área pela direita e bateu firme, dando números finais à partida: 5 a 0.