Zerozero
·21. April 2025
Lenda do Boca e da Argentina, <i>El Loco</i> Gatti morre aos 80 anos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21. April 2025
Hugo Gatti, guarda-redes icónico do Boca Juniors, morreu na noite de domingo, aos 80 anos. El Loco foi uma personagem histórica no futebol argentino e multicampeão com o emblema xeneize.
Com passagens por diversos clubes da Argentina, incluindo o River Plate, Gatti marcou uma época no futebol local e, principalmente, na história do Boca Juniors. O guarda-redes notabilizou-se pelo seu carisma e estilo arrojado, que lhe renderam o apelido de El Loco.
Gatti foi um dos pioneiros numa abordagem que se tornou comum mais tarde, especialmente na América do Sul, antes de se popularizar neste século na Europa.
O falecido arquero gostava de sair da baliza para dar cobertura à defesa, deixando muitas vezes a área e jogando com os pés, numa época em que a maior parte dos jogadores da posição estavam acostumados e permanecer debaixo da trave.
O grande momento de Gatti na carreira foi a final da Libertadores de 1977, contra o Cruzeiro. O duelo, em três jogos, acabou decidido nos penáltis e Gatti foi o grande herói ao defender o pontapé de Vanderley. Defender penáltis era, aliás, uma das suas especialidades. O Boca venceria depois a Intercontinental e repetiria o feito no ano seguinte, sempre com Gatti.
Pela seleção argentina, Gatti disputou o Mundial de 1966, sem ser titular, e a Copa América de 1975 - foi eliminado pelo Brasil na fase de grupos. Esteve nos escolhidos para o Mundial de 1978, mas falharia o torneio argentino por lesão.
Nos últimos anos, Hugo Gatti foi um dos comentadores mais polémicos e divertidos do programa Chiringuito, em Espanha.
Live