Coluna do Fla
·6. Mai 2025
León é excluído do Mundial de Clubes, e 2 times disputam vaga no grupo do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6. Mai 2025
Em audiência nesta quarta-feira (23), realizada em Madrid, na Espanha, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu excluir o León (MEX) do Super Mundial de Clubes. Agora, América do México (MEX) e Los Angeles FC (EUA) irão disputar um ‘playoff’ para definir quem entrará no Grupo D, que tem Flamengo, Chelsea (ING) e Espérance (TUN).
O León acabou expulso do Mundial por ter o mesmo dono do Pachuca (MEX), que também disputará a competição nos Estados Unidos. Desse modo, de acordo com o regulamento da FIFA, “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante”.
Cabe destacar que, a equipe de Guanajuato alegava cumprir todos os requisitos de elegibilidade do Mundial de Clubes. Desse modo, na audiência, Pachuca e León pretendiam demonstrar que pertencem a entidades jurídicas diferentes e que iniciaram processo de separação. No entanto, não foi o suficiente. Por meio das redes sociais, a equipe excluída do Mundial se manifestou e lamentou a “sentença muito dura”.
Enquanto não conhece o terceiro adversário no Mundial, o Flamengo já sabe as datas e horários dos dois primeiros jogos na competição, pelo Grupo D. A estreia acontece em 16 de junho, contra o Espérance de Tunis (TUN), às 22h (horário de Brasília). Já em 20/06, confronto com o Chelsea (ING), às 15h (de Brasília). Por fim, o embate com o time indefinido é em 24/06, às 22h (de Brasília).
A sentença foi muito dura, os rivais muito influentes, a pressão muito intensa e os interesses muito altos; como Instituição assumimos o custo e as consequências de um processo assim, mas quem mais sofreu durante esse caminho foi o nosso povo: torcedores e jogadores mereciam mais respeito por parte de um organismo dedicado a promover o esporte, mas desde o início, nenhum princípio esportivo existiu neste caso. Para o Club León, participar do Mundial de Clubes nunca foi uma questão de poder ou dinheiro, lutamos até o final para estar lá porque, como organização esportiva, buscamos a glória que só pode ser conquistada, defendida e merecida em campo. O dinheiro vai e vem, o tempo se recupera, o jogador continua lutando e o torcedor jamais abandona, mas a honra, essa não se negocia: durante as últimas semanas fomos apontados, estigmatizados e difamados, esse é o maior dano causado a uma equipe que sempre competiu com humildade e honestidade. A história do Club León é muito simples: jogar com valentia, vencer com justiça e competir com lealdade. O único que nos resta é voltar a vencer para recuperar em campo o lugar que nos foi tirado, não tenham dúvida, enquanto ninguém voltar a impedir, nós o faremos. Sabemos que uma equipe deve nos substituir no Mundial de Clubes, desejamos que os valores esportivos que, neste caso, não os levaram até lá, sejam honrados e respeitados, não possam ser vendidos por alguém, nem comprados por ninguém. Aqui continuaremos”.