Zerozero
·1. März 2026
Luta pela <i>sobrevivência</i> também rima com bom futebol

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1. März 2026

Num confronto equilibrado e com direito a indecisão no resultado até ao último apito, Tondela e o Santa Clara empataram a duas bolas (2-2), mantendo o 16º e 17º lugares que já eram seus antes desta ronda 24 da Liga Portugal Betclic. Após uma primeira parte de grande nível onde o Santa Clara foi capaz de reagir à entrada em falso, Rodrigo Conceição - que golaço - obrigou os insulares a forçar a barra até ao empate fixado por Serginho, incansável médio da formação orientada por Petit.
Entre duas equipas descomplexadas em relação à luta pela manutenção em que estão inseridas, o bom futebol e o dinamismo andaram de mãos dadas com o bom tempo e o muito público que marcou presença no Estádio João Cardoso. Os métodos para a garantia de espetáculo foram diferentes, mas ambos resultaram em momentos de realce.
Apostados em dominar o jogo com posse, os Bravos Açorianos cedo claudicaram na construção recuada e proporcionaram todas as condições para que os beirões - a defender em bloco baixo e de olhos postos no espaço a ser explorado pelos seus extremos - aproveitassem.
Na primeira abébia - concedida por uma das novidades, Henrique Silva -, Pedro Maranhão não aproveitou na cara de Gabriel Batista mas, à segunda e após um atraso desastroso de Guilherme Romão, o extremo ganhou a frente a Sidney Lima e sacou a grande penalidade que Bebeto se encarregou de converter - segundo golo da marca dos onze metros nos últimos dois jogos do capitão.
Aparentemente mais confortável com a vantagem, o Tondela manteve os índices de boa agressividade sobre o portador da bola dos açorianos que, a acusar a instabilidade, tardavam em estabilizar o seu jogo e em proceder a uma reação. Que acabou por chegar em grande estilo.
Proveniente da faixa direita, Gabriel Silva encheu-se de fé e colou a bola no ângulo da baliza de Bernardo Fontes de primeiro e com pior pé. Um arco indefensável para o guardião dos beirões, capaz de equilibrar o marcador até à recolha aos balneários. Até lá, o Santa Clara cresceu e somou algumas tentativas - Gabriel Silva e Fernando (estreante a titular nos açorianos) bem tentaram, com todas elas sem o enquadramento desejado.
Sem o mesmo grau de energia da etapa inicial, o segundo tempo começou por trazer um Santa Clara mais assertivo na pressão efetuada sobre o meio-campo defensivo dos da casa que, com alguma dificuldade numa primeira instância, chegaram à reviravolta num lance de contragolpe certamente orquestrado por Cristiano Bacci.
Lançado sobre a esquerda por Joe Hodge, Rodrigo Conceição cortou em diagonal depois de deixar Djé Tavares para trás e atirou a contar rumo ao canto superior esquerdo da baliza de Gabriel Batista. Concorrência ao golo de Gabriel Silva? Sem dúvida.
A ter de lidar com a desvantagem e a melhor fase dos beirões no jogo, Petit lançou Wellinton Torrão e Gonçalo Paciência numa primeira instância à procura de outra presença e soluções na área anfitriã. Pouco depois, o internacional português deixou o seu aviso num tiro de primeira que sobrevoou a barra, seguindo-se o cruzamento/remate venenoso de Serginho, antes da igualdade final.
Cada vez mais em cima da turma beirã, os açorianos tiveram no camisola 35 a grande figura para o resgate pontual verificado: inteligente a ganhar o penálti ao sentir o contacto de Kimpioka, o próprio médio português converteu sem tremer o castigo máximo. Um resultado que deixa tudo na mesma: Tondela em zona de playoff - apesar de consumado o quinto jogo seguido a somar pontos -, Santa Clara no penúltimo posto e em lugar de descida.
Serginho (Santa Clara): Diretamente ligado ao empate conquistado pelos insulares, Serginho voltou a mostrar que é nos momentos mais difíceis que sobressai. Carregou o Santa Clara para o último terço no assalto final à baliza dos beirões e converteu com sucesso a grande penalidade que fixou o resultado final.
Numa partida disputada a um ritmo bem acelerado, Anzhony Rodrigues demonstrou serenidade no capítulo disciplinar e nos lances mais delicados de ajuizar. Decidiu-se por apontar uma grande penalidade para cada lado, de forma acertada, no nosso entender.

Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Bebeto, João Silva, Brayan Medina, Christian Marques, Rodrigo Conceição, Pedro Maranhão, Joe Hodge, Hugo Félix, Juan Rodríguez, Benjamin Kimpioka

Onze do Santa Clara:
Gabriel Batista, Diogo Calila, Henrique Silva, Sidney Lima, Guilherme Romão, Djé Tavares, Serginho, Pedro Ferreira, Gabriel Silva, Fernando, Vinícius Lopes
1':

Começou a partida. Sai O Tondela com a bola!
5':

CD Tondela: Pedro Maranhão
sprinta a toda a velocidade após um passe de Henrique Silva muito mal medido para Gabriel Batista. No frente a frente com o capitão do Santa Clara, o extremo do Tondela permite uma grande mancha ao guardião brasileiro
10':

GOLO CD Tondela: Bebeto marca de grande penalidade!
Bebeto marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
Está aberto o ativo por intermédio do capitão do Tondela! Bebeto escolheu o seu lado direito, enganando por completo Gabriel Batista, que escolheu o oposto
15':

GOLO Santa Clara! Gabriel Silva marca
Gabriel Silva marca o seu 3º golo na prova (19 jogos)
QUE GOLAÇO DO SANTA CLARA! Proveniente da zona de linha lateral onde começou por efetuar um lançamento para a área dos beirões, Gabriel Silva aproveitou o alívio de Brayan Medina para a entrada da área para rematar em arco e de primeira com a medida certa. De pé esquerdo, o extremo brasileiro restabeleceu o empate em grande estilo. Bernardo Fontes bem se esticou, mas nada havia a fazer
17':

Que grande reta inicial de jogo! O Santa Clara deu mostras de querer controlar com a bola em seu poder, mas acabou surpreendido pelos erros próprios e pela verticalidade do Tondela. Na resposta, Gabriel Silva fez o empate em grande estilo e animou ainda mais as coisas no Estádio João Cardoso
26':

CD Tondela: Brayan Medina
cabeceia um pouco ao lado da baliza de Gabriel Batista. Bela ocasião do central dos beirões
31':

Ainda que sem golos nos últimos minutos, o jogo continua animado e com duas equipas dedicadas em encontrar as melhores formas para chegar às balizas adversárias
45 +4':

Empate ajusta-se à boa primeira parte a que se assistiu. Entre duas equipas com diferentes abordagens de jogo, o golo madrugador de Bebeto espevitou o Santa Clara e, com isso, beneficiou também o espetáculo e os adeptos. Temos jogo para a segunda parte
60':

GOLO CD Tondela! Rodrigo Conceição marca
Rodrigo Conceição marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
Golaço do Tondela! Joe Hodge esticou o jogo dos beirões na esquerda, zona a partir da qual Rodrigo Conceição aproveitou para desenhar um dos golos mais bonitos da carreira. Em diagonal para zona interior após ultrapassar Djé Tavares, o lateral dos beirões fez a bola beijar o ângulo da baliza dos açorianos
74':

Numa segunda parte sem grandes ocasiões de ambos os lados, o golo de Rodrigo Conceição é, sem dúvida, o auge da etapa complementar. O Santa Clara até regressou melhor, mas não tem conseguido apresentar argumentos para incomodar a defensiva dos beirões
76':

Santa Clara: Serginho
surge com espaço e faz um cruzamento/remate que podia ter sofrido um desvio fatal
87':

GOLO Santa Clara: Serginho marca de grande penalidade!
Serginho marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
Com toda a calma do mundo, Serginho escolheu o seu lado direito e enganou Bernardo Fontes, que optou pelo lado oposto
90 +6':

CD Tondela: Makan Aïko
atira de primeira para grande defesa de Gabriel Batista!!!
Fim de Jogo:

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Empate ajustado ao filme do encontro, mas que não agrada a nenhuma das equipas. O resultado acaba por ser um mal menor para o Santa Clara, que assim continua fora dos lugares de descida direta - encontra-se na zona de playoff. Já o Tondela voltou a perder os três pontos ao cair do pano, mas soma pontos há cinco jogos seguidos
Melhor em campo:

Serginho (CDSC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Foi o grande farol da equipa açoriana, levou-a para a frente no momento de procurar o empate e ele mesmo conseguiu esse intento ao ganhar e converter a grande penalidade que fixou o resultado final
Live


Live


Live


Live



































