
Gazeta Esportiva.com
·21. Oktober 2025
“Maravilla” Martínez se coloca entre o Flamengo e a final da Copa Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21. Oktober 2025
Reforçado após vencer o Palmeiras e alcançá-lo na liderança do Brasileirão, o Flamengo chega como grande favorito para abrir, nesta quarta-feira, no Maracanã, as semifinais da Copa Libertadores diante do Racing de Avellaneda. Porém, há uma séria ameaça: o atacante Adrián “Maravilla” Martínez.
O jogador de 33 anos é o artilheiro desta edição da Libertadores, ao lado de José Manuel López (Palmeiras), com sete gols cada, e foi decisivo nas fases anteriores, marcando contra Peñarol (oitavas) e Vélez Sarsfield (quartas).
Recuperado de uma lesão muscular que o afastou por 15 dias, Martínez mira novamente o gol do Mengão, prometendo ser o principal perigo para os cariocas.
Mesmo com o peso da camisa tricampeã da Libertadores (1981, 2019 e 2022), o técnico Filipe Luís prega respeito ao adversário.
“Ser melhor que o Racing em 180 minutos não é fácil”, declarou o treinador em coletiva, após a vitória sobre o Palmeiras. “É um time muito intenso, acelerado e vertical.”
A partida de volta será disputada na próxima quarta-feira, no Estádio El Cilindro, em Avellaneda.
O vencedor enfrentará o classificado de Palmeiras x LDU de Quito, cuja semifinal começa na quinta-feira, em duelo que definirá o adversário dafinal marcada para 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima.
Com o triunfo por 3 a 2 no fim de semana, o Flamengo alcançou o Palmeiras no topo do campeonato nacional, ambos com 61 pontos e dez rodadas restantes.
Os destaques foram Giorgian De Arrascaeta e Pedro, que participaram dos três gols: primeiro com assistência do atacante para o camisa 10 uruguaio, e depois trocando papéis no terceiro gol.
Vivendo excelente fase e em meio a negociações para renovar contrato, que expira no fim de 2026, De Arrascaeta soma 15 gols e 12 assistências em 26 jogos no Brasileirão.
“Restam dez finais (no Brasileirão), e agora temos a Libertadores, que é outra história”, disse o uruguaio, projetando o duelo de quarta-feira, às 21h30 (00h30 GMT).
A má notícia ficou por conta da lesão do zagueiro Léo Ortiz, que machucou o tornozelo direito após choque com Vitor Roque. O defensor Danilo deve ser o substituto ao lado de Léo Pereira.
“Como vamos ter medo?”, disse, sorridente, o técnico do Racing, Gustavo Costas.
O treinador celebrou a classificação inédita à semifinal, destacando o orgulho do elenco após a vitória por 1 a 0 sobre o Aldosivi, na liga argentina, partida em que “Maravilla” Martínez voltou a campo aos 71 minutos.
Além do atacante, o Racing também recuperou Juan Nardoni e Santiago Sosa, peças importantes que retornaram após lesão.
Revigorado sob o comando de Costas, o clube argentino tem histórico recente positivo contra brasileiros: conquistou a Copa Sul-Americana de 2024 ao bater o Cruzeiro e, no início deste ano, venceu a Recopa Sul-Americana sobre o Botafogo, atual campeão da Libertadores.