MundoBola
·13. Februar 2026
Mozer revela conversa com Zico antes de estreia em Fla-Flu: 'Ele era o patrão'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13. Februar 2026

O zagueiro Mozer fez parte do time histórico do Flamengo, mas sua estreia como profissional se deu em um clássico entre Flamengo e Fluminense, em 1980, aos 19 anos. Zico já era o grande nome daquele time, e o ex-zagueiro destaca um pouco da liderança que o eterno Camisa 10 da Gávea carregava.
Ainda sem acreditar muito que estrearia, Mozer só levou a conversa com o treinador Cláudio Coutinho a sério quando Zico o chamou para conversar e deu inúmeros conselhos.
"Nada, chegar sexta, Manguito está legal, vai jogar, e eu vou para o banco. Mas está bom. Só me dei conta de que eu ia jogar às 22h e qualquer coisa quando o meu patrão senta do meu lado. O meu patrão é o Zico, podem achar que é o presidente. Ele era o patrão. Sentou do meu lado, perguntou se estava tudo bem. Está, tudo ótimo", inicia.
Mozer, então, lembra que Zico pediu para que sempre procurasse tocar em Andrade.
"Aí ele falou: 'Amanhã tem três coisas importantes para você fazer. Amanhã, quando fulano pegar a bola, você pede logo, que ele vai chutar para frente e vamos perder a bola. A segunda, quando beltrano baixar do meio-campo, que pedir a bola, não dá, não, que ele vai perder. A terceira é a mais importante. Quando você estiver com a posse de bola, não souber o que fazer, dá no pé do Andrade que ele faz tudo. Se fizer isso, vai jogar para caramba, então se prepara'", comenta.
Após a conversa com Zico, Mozer, finalmente, percebeu: "Começou a cair a ficha e não consegui dormir. Fui dormir 9h da manhã. Aí dormi até 12h", conta. Assista a entrevista à FlamengoTV.
Mozer surgiu no Flamengo e, ante de rodar por Benfica, Olympique de Marseille e Kashima Antlers, ele somou títulos históricos pelo Rubro-Negro.
Além do Mundial e da Libertadores 1981, ele fez parte do time histórico que conquistou o Brasileirão em 1980, 1982 e 1983, além dos Cariocas 1981 e 1981, Taça Guanabara 1980, 1981, 1982 e 1984, além das Taças Rio de 1983, 1985 e 1986.









































