Leonino
·25. April 2025
Mudar o nome do Estádio do Sporting? Decisão está nas mãos dos Sócios

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·25. April 2025
É um tema que surge com alguma insistência. Numa altura em que o Sporting está prestes a arrancar com as obras para as alterações ao Estádio de Alvalade, voltaram a surgir conversas acerca da mudança do naming do estádio, tal como acontece, por exemplo, com o rival Benfica, com quem os leões disputam o campeonato.
A verdade é que, no caso do Sporting, esta terá sempre de ser uma decisão dos Sócios do Clube. Isto acontece porque o nome do Estádio está protegido pelos estatutos do emblema verde e branco: "Em homenagem ao fundador do Sporting Clube de Portugal, o principal campo de jogos designa-se ‘Estádio José Alvalade", pode-se ler, no artigo quatro, ponto dois.
No entanto, a atual Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, chegou a estudar esta possibilidade, em 2019, quando ganharam as eleições e entraram no Clube pela primeira vez. O líder verde e branco chegou a ponderar uma alteração para Estádio Cristiano Ronaldo, que acabou por dar nome à Academia do Clube.
De resto, nessa altura, o Clube vivia um período diferente, de muitas dificuldades financeiras. Por isso mesmo, o vice-presidente responsável pela área financeira, Francisco Salgado Zenha, abria as portas a "estudar tudo", e negociar com eventuais interessados não estaria fora de questão.
O plano foi, entretanto, posto de lado. José Roquette, neto de José de Alvalade, foi questionado, em 2019, acerca do assunto. Disse o seguinte: "Eu logo de início não ia vender esse ativo de uma forma menos sustentável. O marketing e o valor de mercado têm a ver com os resultados", deixando ainda a ressalva de que a relação com os adeptos "é muito mais importante do que esses ativos meramente imobiliários".