Zerozero
·12. März 2026
Não só Bodo, como também Buda é Peste

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12. März 2026

Um dia depois da noite fria do Sporting em Bodo, eis que outra equipa portuguesa, também cabeça de série e teórica favorita, deu um passo em falso na primeira mão dos oitavos de final. O SC Braga quis mostrar a sua dimensão neste jogo de Liga Europa, mas os sorrisos ficaram do Ferencváros e dos seus incansáveis adeptos.
Para os crentes, serve de consolo o facto de este jogo corresponder a apenas metade da eliminatória. Uma crença não religiosa, porque Buda, neste contexto, diz respeito à primeira metade de uma cidade rasgada ao meio pelo Danúbio. A noite infeliz dos minhotos viveu-se do lado de Peste.
Carlos Vicens estava ciente das dificuldades que encontraria frente ao heptacampeão húngaro, isso sem sequer considerar o mau histórico das equipas portuguesas neste país, mas nem assim teve resposta. A bola esteve do seu lado quase sempre (70 por cento do tempo!), o que de pouco serviu perante as facilidades de transição da oposição e do seu endiabrado Lenny Joseph.
O ambiente no interior do estádio foi sempre acolhedor. Num estádio moderno e compacto, com lugar para 20 mil, cerca de três centenas de adeptos do SC Braga fizeram-se ouvir ocasionalmente antes do início da partida. Depois do apito, os da casa começaram a festa e não abrandaram mais, fazendo as bandeiras dançar e as vozes ecoar de forma ininterrupta.
Em campo, o Ferencváros tentou estar à altura do que os adeptos queriam. Os portugueses tiveram mais bola, tal como seria de esperar pelo alegado favoritismo e também pelo que é hábito na equipa de Carlos Vicens.
Quando ultrapassada a pressão chegaram até a instalar-se no meio-campo ofensivo, mas isso não fez o marcador mexer. Rodrigo Zalazar foi o mais procurado e o mais perigoso. Teve uma boa oportunidade ao sexto minuto e uma ainda maior 20 minutos mais tarde. Essa segunda foi seguida de outra grande chance nos pés de Mario Dorgeles, que nada deu. Bem sabemos o que acontece a quem não marca...
Foi depois de uma bola perdida pelos minhotos que o heptacampeão da Hungria chegou ao golo, aos 32 minutos. Gabi Kanichowsky, sozinho em posição central, recebeu o passe de Lenny Joseph e bateu Hornicek no um contra um. Tudo isto frente à curva onde residem os ultras, que arranjaram forma de subir ainda mais o volume.
Pedia-se uma reação ou prova maior de urgência na segunda parte, mas o que se verificou foi uma versão mais aborrecida do mesmo. SC Braga com a bola, húngaros mais perto da baliza devido a transições velozes e, por uma vez, à bola parada. Remates à baliza? Nem vê-los.
Foi preciso esperar até aos 68 minutos de jogo para ver remate à baliza na segunda parte. Já numa fase em que o Ferencváros começava a mostrar insistência na procura do 2-0, eis que este chegou no momento em que Lenny Joseph apareceu na área a rematar de primeira depois de uma boa arrancada do ala Cebrails Makreckis pela direita. Merecido, de certa forma.
Ainda houve uma oportunidade que podia ter dado um 3-0, com Mariano Gómez a quase bater Hornicek num lance confuso nascido de bola parada. Depois disso, o SC Braga voltou a agarrar a bola de vez, empurrando as linhas de defesa húngaras até uma área onde nada chegou a acontecer. Bolas perdidas, ameaças tímidas, mas não mais.
A desvantagem de dois golos é um grande peso na bagagem de regresso a Portugal, mas para já é apenas isso. A equipa está atrás no marcador, mas só acabará derrotada na conclusão desta eliminatória se mostrar, em casa, a mesma incapacidade na criação de situações de golo.
Lenny Joseph (Ferencváros): Foi o melhor em campo. Numa noite em que os húngaros tiveram o espaço para ferir na transição, o avançado francês feriu de várias formas. Assistiu o primeiro com uma boa reação, finalizou de primeira no segundo e ainda deixou alguns pormenores que entusiasmaram.

Onze do Ferencváros:
Dávid Gróf, Mariano Gómez, Toon Raemaekers, Ibrahim Cissé, Cebrails Makreckis, Gabi Kanichowsky, Mohammed Fani, Kris Zachariassen, Callum O'Dowda, Lenny Joseph, Dele Yusuf

Onze do SC Braga:
Lukas Hornicek, Sikou Niakaté, Gustaf Lagerbielke, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta

Para chegar a esta fase, o SC Braga terminou em 6º lugar na fase de liga da Liga Europa, garantindo a qualificação direta. O Ferencváros, por sua vez, terminou em 12º e teve de disputar o playoff, onde eliminou o Ludogorets
1':

Começou a partida!
6':

SC Braga: Rodrigo Zalazar
que perdida! Dorgeles apareceu com perigo, e espaço, no corredor central, deixou em Horta na entrada da área e este serviu Zalazar na direita da área, mas o uruguaio demorou a decidir e rematou contra um defesa
18':

Ferencváros: Mariano Gómez
que perigo! Livre batido na meia esquerda e o central argentino surgiu ao segundo poste a cabecear ligeiramente ao lado
21':

Ferencváros: Mohammed Fani
subiu bem pela direita, entrou na área e cruzou tenso em direção à pequena área, obrigando Hornicek a afastar no chão
26':

SC Braga: Rodrigo Zalazar
que perigo! Grande arrancada pela meia direita, entrou na área, dançou com um defesa, puxou para o pé esquerdo e rematou para grande defesa de Gróf. Contudo, tinha colegas em melhor posição
32':

GOLO Ferencváros! Gabi Kanichowsky marca
Gabi Kanichowsky marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
Marca o Ferencváros! Bola perdida pelo SC Braga a meio campo, os húngaros saíram rápido pelo meio e Lenny Joseph desmarcou rapidamente o colega na área. Na cara com Hornicek, Kanichowsky não perdoou
43':

Ferencváros: Gabi Kanichowsky
foi servido fora da área, em zona frontal, e aproveitou a ausência de pressão para rematar cruzado. Hornicek fez boa defesa
45 +2':

1ª parte pobre do SC Braga, apesar de um par de lances de perigo a ter em conta. Os bracarenses foram conseguindo ter bola, ultrapassando a pressão alta do Ferencváros, mas foi sendo bastante inconsequente. Os húngaros foram defendendo em bloco baixo, quando essa pressão era ultrapassada, e os bracarenses não conseguiram ligar entre linhas. Num momento de desconcentração, o Ferencváros marcou
58':

Nota para os adeptos do Ferencváros, que têm estado incansáveis ao longo de todo o jogo, sempre a cantar. A única paragem terá sido mesmo no intervalo
68':

GOLO Ferencváros! Lenny Joseph marca
Lenny Joseph marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
Amplia o Ferencváros! Grande arrancada pela direita, com Makreckis a aproveitar a ausência de pressão e foi à linha de fundo cruzar atrasado. Joseph teve espaço e rematou de primeira para o 2-0
76':

Ferencváros: Mariano Gómez
respondeu a nova bola parada e quase marcava no meio da confusão, mas Hornicek conseguiu agarrar. Contudo, houve falta
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Lenny Joseph (FCV) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O avançado francês foi uma dor de cabeça para a defesa bracarense e acaba por ser decisivo, ligado diretamente aos dois golos da sua equipa.









































