Neyser Villareal: a promessa colombiana hegemônica no Sul-Americano | OneFootball

Neyser Villareal: a promessa colombiana hegemônica no Sul-Americano | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·7. Februar 2025

Neyser Villareal: a promessa colombiana hegemônica no Sul-Americano

Artikelbild:Neyser Villareal: a promessa colombiana hegemônica no Sul-Americano

Nem Claudio Echeverri, nem Deivid Washington, nem Kendry Páez. O grande destaque do Sul-Americano S20 de 2025 é Neyser Villareal, ponta direita colombiano de 19 anos. Artilheiro da competição, o jovem foca suas atenções em garantir a Colômbia no Mundial Sub-20 de 2027, além também de fazer história individualmente no torneio.

Mesmo que suas atenções estejam focadas totalmente no torneio sub-20, Villareal também tem um olho no mercado. Com seu atual clube, o Millonarios, a situação é de indefinição. Os cartolas colombianos querem renovar o contrato da joia, mas o futuro do ponta pode ser em outro país.


OneFootball Videos


Quebrando recordes

Neyser Villareal balançou as redes seis vezes em cinco partidas até aqui no Sul-Americano. O maior destaque veio no confronto contra o Paraguai, válido pela primeira rodada da segunda fase do torneio, quando o ponta direita participou dos quatro gols colombianos na vitória de 4 a 0, com um hat-trick e uma assistência.

O jovem começou como titular em todos os jogos da Colômbia na competição até aqui. Porém, ele só atuou os 90 minutos na estreia, no empate em 1 a 1 contra a Argentina. Com 404 minutos em campo, o atacante tem uma média de um tento marcado a cada 67 minutos. Echeverri, com três gols, balança as redes a cada 91 minutos. Deivid Washington tem dois e demora 133 minutos para marcar.

Neyser ainda está em busca do recorde no número de gols em uma edição de Sul-Americano sub-20. Na edição de 1999, Galletti balançou as redes nove vezes e é o segundo maior artilheiro de uma edição de Sul-Americano Sub-20. Neymar igualou tais números em 2011. O principal goleador, entretanto, é justamente um colombiano: Hugo Rodallega, que marcou 11 gols seis anos depois, na edição de 2005.

Dentro da Colômbia, Villareal também desbancou recordes antigos. Ele é o primeiro colombiano a marcar em quatro partidas consecutivas do torneio, superando o compatriota anteriormente citado, que marcou por três jogos em sequência, mas passou em branco na quarta oportunidade.

E o futuro?

Os próximos passos de Neyser Villareal como jogador profissional ainda são misteriosos. O jogador tem contrato com o Millonarios e parece bem situado na equipe que o lançou aos profissionais, mas não há certeza que ele seguirá no clube por mais muito tempo. E sequer na Colômbia.

Para os dirigentes do Millonarios, a ideia é renovar o contrato com o atleta o mais rápido possível. E, caso isso não ocorra, seria o momento ideal para negociá-lô e ganhar algum dinheiro, evitando que ele deixe a equipe ao fim do contrato sem que os colombianos recebam qualquer compensação financeira.

De acordo com Guillermo Arango, jornalista da Rádio RCN, os cartolas colombianos estão confiantes na extensão do vínculo. Seu empresário é Andrés Romano, agente local do futebol sul-americano. E, segundo o cartola, a proposta dos Millonarios é que Neyser tenha mais minutos em campo ao retornar do Sul-Americano.

Villareal estreou como profissional em 2023, aos 17 anos. Ele entrou no decorrer de três partidas nas rodadas finais do campeonato e pouco fez. No ano seguinte, em 2024, já foram oito jogos para o ponta direita, mas todos vindo do banco de reservas. No ano passado, foram 129 minutos e uma assistência.

Apesar do destaque exponencial, ainda não há rumores de transferências para Villareal, mas não deve demorar para que eles aparecem. Com tamanho destaque no cenário sub-20, Neyser pode despontar em breve. Para a imprensa colombiana, ele é um dos "mais promissores de sua geração".

Impressum des Publishers ansehen