oGol.com.br
·16. November 2025
Nigéria fica fora da Copa do Mundo e RD Congo avança para repescagem

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16. November 2025

A grande final da fase de play-off da Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2026 foi disputada neste domingo, 16, com a grande favorita Nigéria levando a pior. Após empate em 1 a 1, a República Democrática do Congo venceu por 4 a 3 nos pênaltis e garantiu uma vaga na repescagem internacional. Já os nigerianos estão fora do Mundial.
RD Congo pode retornar à Copa do Mundo após 52 anos, já que disputou em 1974 ainda como Zaire, inclusive tendo como seu último jogo uma derrota por 3 a 0 para o Brasil na fase de grupos. Já Nigéria, que esteve nas copas de 2010, 2014 e 2018, fica de fora pela segunda vez consecutiva.
Na partida deste domingo, a Nigéria saiu na frente logo cedo, com gol marcado por Frank Onyeka aos 3 minutos. RD Congo conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, com Meschack Eli, aos 32. Os nigerianos ainda perderam o seu craque Victor Osimhen, que não voltou para a segunda etapa e deu lugar a Akor Adams.
O empate seguiu até o final, mesmo com prorrogação, e a disputa por uma vaga na repescagem aconteceu nos pênaltis. Na primeira disputa, dois pênaltis perdidos para cada lado, até que RD Congo levou a melhor nas alternadas, vencendo por 4 a 3.
Na Eliminatória, nove seleções africanas garantiram vagas diretas para a Copa do Mundo: Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana. As surpresas ficaram por conta de Camarões e Nigéria que foram ao play-off e nem vaga na repescagem conseguiram.
Na repescagem internacional, RD Congo se junta a Bolívia e Nova Caledônia, além de outros três adversários de América do Norte e Ásia, ainda não definidos.
Dos seis países garantidos na repescagem da Copa do Mundo de 2026, os dois melhores classificados no Ranking da FIFA se classificam direto para a final. Os quatro piores se enfrentam nas semifinais, em confrontos que serão definidos por sorteio. Os vencedores das semifinais irão encarar os dois melhores do Ranking FIFA para definir quais serão os times garantidos na Copa do Mundo de 2026 via repescagem.









































