
Central do Timão
·1. Oktober 2025
Nomeação para diretoria do Corinthians forçará nova mudança na Comissão de Reforma do Estatuto

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·1. Oktober 2025
Na manhã desta terça-feira, 30, um grupo de conselheiros do Corinthians recebeu uma mensagem do membro trienal Joaquim Egídio de Arruda, informando ter sido convidado pelo presidente Osmar Stabile para integrar a diretoria executiva do clube como diretor-adjunto comercial. Embora a nomeação ainda não tenha sido oficializada, o anúncio já começa a gerar possíveis reações em outros órgãos institucionais.
Isso porque Arruda integra a Comissão de Reforma do Estatuto, responsável por conduzir a atualização do conjunto de normas que rege o clube e cuja composição foi atualizada há apenas seis dias pelo presidente do Conselho Deliberativo (CD) Romeu Tuma Júnior, por meio de um despacho feito após uma série de nomeações à diretoria executiva terem sido promovidas por Stabile.
Foto: Reprodução
As reformulações eram necessárias pois nenhum conselheiro que passe a integrar a gestão corinthiana pode, simultaneamente, participar de comissões do Conselho Deliberativo. Isso porque uma das atribuições do órgão é justamente fiscalizar a administração, de modo que a presença de um mesmo integrante em ambos os grupos poderia configurar conflito de interesses e comprometer a isenção dos trabalhos.
A Central do Timão apurou que a nomeação de Arruda para um cargo na diretoria não foi precedida de sua renúncia à vaga na Comissão de Reforma do Estatuto, nem comunicada por ele ao Conselho Deliberativo para que sua substituição fosse antecipada. Com isso, os trabalhos da comissão deverão sofrer atraso até que a nomeação do novo diretor seja oficializada e o grupo responsável pela reforma estatutária seja novamente atualizado com a indicação de um substituto.
Ainda assim, a expectativa é de que o cronograma apresentado por Tuma em entrevista coletiva há algumas semanas, que prevê a votação da nova proposta de estatuto corinthiano pelos sócios do Parque São Jorge em dezembro, não sofra alterações. No momento, o presidente do CD aguarda a comissão finalizar o pré-projeto, para que o Conselho possa apreciar as sugestões antes de votar pela sua aprovação ou rejeição.
Confira o texto da mensagem enviada por Arruda aos conselheiros:
“Venho informar a todos, que também fui convidado pelo presidente Osmar para assumir uma função até então não existente no clube, a diretoria comercial , até então somente exercida por colaboradores, me dedicarei ao máximo para ajudar nosso amado clube , com um detalhe importante a custo zero, como já o fiz por onde passei, a escada se lava de cima para baixo, temos que dar o exemplo.
Diante mão rogo a todos a paz dentro do nosso clube, estamos atravessando o pior momento da nossa história, quem não puder ajudar não atrapalhe, é o momento de todos que amam o Corinthians o colocarem acima de tudo.
Jamais iremos parar de fiscalizar e denunciar qq coisa q esteja errada, porém, picuinhas e encrencas , somente nos prejudica, não é esse o momento.
Contem sempre comigo e se possível venham somar conosco, indiquem patrocinadores, independente do porte do mesmo.”
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50