Central do Timão
·14. Dezember 2025
Nos pênaltis, Hugo Souza é decisivo e classifica Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·14. Dezember 2025

Na noite deste domingo (14), o Corinthians recebeu o Cruzeiro no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Com mais de 46 mil torcedores presentes, a Neo Química Arena presenciou a vitória dos visitantes no tempo normal, por 2 x 1, resultando na decisão por pênaltis.
Nas penalidades, Yuri Alberto perdeu o primeiro, mas Hugo Souza ajudou o companheiro e defendeu dois pênaltis consecutivos, de Gabi e Wallace, classificando o Corinthians para a grande final da Copa do Brasil.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Escalação e desfalques do Corinthians
A equipe alvinegra tinha duas indefinições para o confronto: o volante Raniele e o atacante Yuri Alberto. No entanto, ambos conseguiram se recuperar a tempo de ficar à disposição do técnico Dorival Júnior para a partida decisiva em Itaquera. Vale lembrar que o lateral-direito Matheuzinho e o meia Rodrigo Garro estão pendurados com dois amarelos e, se forem advertidos, não estarão no jogo de volta.
Diante disso, o técnico Dorival Júnior escolheu a seguinte equipe para iniciar a partida: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Maycon, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
O banco de reservas teve como opções: Felipe Longo, Rodrigo Garro, Romero, Raniele, Cacá, Fabrizio Angileri, Vitinho, Charles, João Pedro, André, Gui Negão e Dieguinho.
Escalação do Cruzeiro
O técnico Leonardo Jardim mandou a campo uma equipe com: Cássio, William, Fabrício Bruno, Jhonatan Jesus e Kaiki; Matheus Henrique, Lucas Silva, Matheus Pereira e Christian; Luís Sinisterra e Kaio Jorge.
Arbitragem
O dono do apito foi Rodrigo José Pereira de Lima, com auxílio de Nailton Junior de Sousa Oliveira e Victor Hugo Imazu dos Santos. O quarto árbitro e o VAR serão, respectivamente, Paulo Roberto Alves Junior e Rafael Traci.
Primeiro tempo
O Corinthians começou com o ímpeto parecido ao do primeiro jogo da semifinal, chegando com contra-ataques e bolas paradas com chance de finalização. Em um dos lances, Memphis Depay encontrou Maycon na entrada da área, mas o camisa 7 não dominou e deixou a bola passar.
Aos 15 minutos, Hugo Souza apareceu de forma fundamental para defender uma bela finalização de Matheus Pereira, mantendo o placar zerado no confronto. No rebote, a zaga conseguiu desviar outra finalização do Cruzeiro, cedendo um escanteio que também não rendeu jogada perigosa.
O goleiro foi novamente requisitado minutos depois. Após trama feita pelo lado esquerdo da defesa corinthiana, o Cruzeiro chegou na entrada da área com Matheus Pereira sozinho. O camisa 10 do adversário finalizou, mas Hugo Souza estava bem posicionado e fez a defesa.
O Corinthians tentou responder logo após, com troca de passes envolvendo Memphis Depay, Breno Bidon e Matheus Bidu. O lateral-esquerdo cruzou para a área, mas exagerou na força e não encontrou Yuri Alberto.
Em cobrança de escanteio feita por Memphis Depay, a defesa afastou e Carrillo devolveu para o camisa 10. Ele driblou um adversário e cruzou para Maycon, que finalizou de primeira, mas parou nas mãos de Cássio.
O Corinthians mostrou dificuldade em sair jogando e trocar passes em direção ao ataque. Diferente do primeiro jogo, o Cruzeiro teve mais a bola e controlou as ações no meio-campo, conseguindo fazer a ligação para o setor ofensivo.
E o Cruzeiro conseguiu balançar as redes. Em jogada iniciada pela esquerda, o lateral William recebeu sozinho no lado direito e tocou para Christian. O meia cruzou na cabeça de Arroyo, que finalizou no contrapé de Hugo Souza, empatando o placar agregado.
A arbitragem deu dois minutos de acréscimo, mas nenhuma das equipes levou perigo nesses minutos. O confronto foi para o intervalo com o placar agregado igualado.
Segundo tempo
Para mudar o panorama da partida, Dorival Júnior promoveu duas mudanças logo após o intervalo no time do Corinthians: Raniele e Rodrigo Garro entraram nos lugares de José Martínez e André Carrillo.
A mudança não surtiu efeito e o Corinthians sofreu o segundo logo antes dos cinco minutos. Em proposta falha de marcar alto, Gustavo Henrique deixou Kaio Jorge correr nas costas e chegar até a entrada da área livre. O centroavante passou a bola para Arroyo, que marcou o segundo.
E o Corinthians conseguiu diminuir. Em jogada de bola parada cobrada por Rodrigo Garro, André Ramalho tocou para trás, a bola foi afastada por Cássio e encontrou Matheus Bidu dentro da área. O lateral foi corajoso, finalizou com a cabeça e empatou o agregado novamente.
O Time do Povo seguiu em cima. Com jogada trabalhada por Memphis Depay, Maycon e Matheus Bidu, o lateral conseguiu um escanteio e cobrou rápido para o camisa 10. O neerlandês bateu forte e surpreender Cássio, que defendeu no susto e jogou para o canto novamente.
Segundos depois, Garro chutou de longe e obrigou o goleiro a defender de novo. Após a cobrança de escanteio, o Corinthians teve um lance semelhante ao do primeiro gol. Matheus Bidu tentou emendar uma bicicleta e quase empatou o confronto, acertando o travessão.
O Corinthians acertou a trave novamente, mas com Breno Bidon. O meio-campista finalizou de perna direita – a ruim, depois de jogada armada por Maycon e Matheus Bidu no lado esquerdo. No rebote, Cássio conseguiu segurar.
As equipes mostraram cansaço após os minutos iniciais frenéticos. Nenhum dos times conseguiram finalizar ao gol na metade do segundo tempo, tendo um volume alto de faltas e disputas físicas no meio de campo.
Para dar fôlego ao time, Dorival Júnior tirou Maycon e colocou Vitinho, que vem recebendo oportunidades entrando no segundo tempo nas últimas semanas. Assim, o time passou a atuar com três atacantes.
No início dos acréscimos, o Corinthians conseguiu levar perigo após finalização de Rodrigo Garro, que passou ao lado esquerdo do gol defendido por Cássio. O camisa 8 aproveitou a bola sobrada após cruzamento de Matheus Bidu, que havia recebido a bola de André Ramalho.
Com a vitória do Cruzeiro no tempo normal, a decisão pela vaga na grande final da Copa do Brasil aconteceu nos pênaltis – confira abaixo a relação das penalidades batidas pelas duas equipes.
Corinthians:Yuri Alberto | XMemphis Depay | ORodrigo Garro | OVitinho | OGustavo Henrique | OBreno Bidon | O
Cruzeiro: Matheus Pereira | OWanderson | OWilliam | OLucas Silva | OGabi | X Wallace | X
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Relembre polêmicas que envolvem árbitro e VAR escolhidos para semifinal entre Corinthians e Cruzeiro









































