O que é VO2 que o São Paulo está trabalhando para o confronto com a LDU e para a continuidade da temporada? | OneFootball

O que é VO2 que o São Paulo está trabalhando para o confronto com a LDU e para a continuidade da temporada? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Blog do São Paulo

Blog do São Paulo

·8. September 2025

O que é VO2 que o São Paulo está trabalhando para o confronto com a LDU e para a continuidade da temporada?

Artikelbild:O que é VO2 que o São Paulo está trabalhando para o confronto com a LDU e para a continuidade da temporada?

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc


OneFootball Videos


O que é VO2 que o São Paulo está trabalhando para o confronto com a LDU e para a continuidade da temporada?

Na última semana, o Blog do São Paulo conversou com um importante membro do Tecfut sobre o planejamento para a semana visando a Libertadores na altitude e no restante da temporada, como podem ver na matéria abaixo:

EXCL. Como o São Paulo preparará a equipe para a altitude contra a LDU

Mas, o que é o VO2? Que trabalho de medições fisiológicas de V02 e para que os treinos musculares-respiratórios servem?

VO2 é um dos principais indicadores de aptidão cardiorrespiratória e desempenha papel fundamental na performance esportiva, especialmente em modalidades de resistência.

O que é VO2?

  1. O VO2 (volume de oxigênio) representa a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo em determinado período e intensidade de exercício físico, medido geralmente em mililitros por quilo de peso corporal por minuto (mL/kg·min).
  2. O VO2 máximo (VO2máx) é a maior quantidade de oxigênio que o organismo consegue captar, transportar e utilizar durante um esforço máximo, refletindo a eficiência do sistema cardiorrespiratório e muscular.
  3. Valores elevados de VO2máx estão associados a maior desempenho aeróbico, longevidade e saúde cardiovascular.

Treinamentos para Melhorar o VO2

  • Treino intervalado de alta intensidade (HIIT): Alterna períodos de esforço máximo com recuperação ativa e é altamente eficaz para aumentar o VO2máx.
  • Treino contínuo em intensidade moderada: Melhora a base aeróbica ao elevar o volume sanguíneo e a eficiência do transporte de oxigênio.
  • Treinamento de força: Complementa o treino aeróbico, melhorando a eficiência muscular e, consequentemente, o uso do oxigênio durante o exercício.

Preparação e Treinamento Muscular Respiratório

  • O treinamento dos músculos respiratórios (como diafragma e músculos intercostais) tem ganhado destaque como ferramenta para potencializar o desempenho atlético, sobretudo em esportes de endurance.
  • Técnicas como o treino muscular inspiratório (TMI) usam dispositivos específicos (ex.: Powerbreathe) para fortalecer os músculos envolvidos na respiração, resultando em menor fadiga, maior capacidade pulmonar e, em alguns casos, melhora do rendimento atlético geral.
  • O TMI pode retardar o aparecimento da fadiga respiratória, reduzir o esforço percebido durante atividades intensas e contribuir para a manutenção da performance sob altos níveis de exigência aeróbica.

O Real Madrid, por exemplo, utiliza equipamentos que simulam a altitude. São máscaras de respiração, presas às cabeças e ligadas a um equipamento que abraça a cintura e fica acoplado nas costas. essas máscaras especiais reduzem a disponibilidade de oxigênio. São as mesmas condições atmosféricas de locais de alta altitude. Com isso, a percepção do esforço é maior. Com menos oxigênio, os pulmões e coração trabalham de forma mais ativa.

Com isso, os atletas podem jogar melhor tanto na altitude como ter mais capacidade quando em situações normais, aumentando capacidade e resistência em jogo. O São Paulo tem um equipamento que simula essa operação que foi adquirido para otimizar a capacidade dos atletas.

Impressum des Publishers ansehen