
Trétis
·13. Oktober 2025
O que o Athletico precisa fazer para voltar ao G4?

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·13. Oktober 2025
O Furacão iniciou a 32ª rodada fora do G4. Com resultados dos concorrentes, ocupa, agora, a sétima colocação. Ao fim, se não vencer o Avaí nesta terça (14), estará a quatro pontos da zona de classificação, com a possibilidade de estar a cinco em caso de vitória da Chapecoense.
Para voltar a mirar o G4, o Athletico precisa vencer o time catarinense na Arena da Baixada. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgou o estudo com as probabilidades de pontuação necessária para terminar o campeonato entre os quatro primeiros. Com 60 pontos, a chance ainda é de 50,32%. No entanto, com 61, melhora significativamente, com 77%.
Pontuação necessária para conquistar o acesso na Série B 2025 segundo a UFMG
A partir dos 62 pontos, a porcentagem passa dos 90, com probabilidade maior de estar entre os quatro. Com 63, o “número mágico”, a probabilidade de terminar na zona de acesso, segundo o estudo, é de 99,43%. Para atingir a pontuação, o Athletico precisa vencer cinco dos sete jogos que tem pela frente. O melhor cenário é vencer os quatro duelos em casa contra Avaí, Amazonas, Volta Redonda e América – times que estão, atualmente, na segunda parte da tabela – e conquistar três pontos fora de casa.
Para isso, precisa empatar três ou vencer uma. O adversário mais acessível, fora de casa, no cenário atual é a Ferroviária, que briga contra o rebaixamento na 16ª colocação, com quatro pontos de distância para o Botafogo-SP, primeiro time da zona. O Athletico também enfrenta, fora de casa, o Coritiba, no clássico no domingo (18) e o Goiás em queda de produção, na 35ª rodada.
Em caso de derrota para o Avaí, o time catarinense se torna mais um personagem na briga pelo acesso, que no momento engloba até o Atlético Goianiense, décimo colocado com 45 pontos e que joga nessa segunda-feira, às 19h, contra o Volta Redonda, fora de casa, e pode chegar aos mesmos 48 do Athletico.
O Coritiba tropeçou na rodada, mas segue na liderança com três pontos de vantagem para o Criciúma, segundo colocado com 53. O tigre voltou a vencer na rodada com um 2 a 1 sobre o América, no Heriberto Hülse.
O Novorizontino, que começou a rodada à frente do Athletico na quinta posição, com dois pontos a mais, venceu o Operário, conquistou mais três e aumentou a distância, agora na terceira posição com 53. Em compensação, o Goiás, que vem em má fase, empatou com o Athletic e segue no G4 com 52 pontos, mas pode ser ultrapassado pela Chapecoense.
O Goiás demitiu seu diretor de futebol, Lucas Andrino, e Mancini balança no cargo. O esmeraldino tem seis confrontos diretos até o fim do campeonato: enfrenta Chapecoense, Criciúma, Athletico, Cuiabá, Novorizontino, e Remo. Sem vencer há cinco rodadas, com o difícil calendário que tem pela frente, o Goiás tende a ser um time a deixar a briga pelo acesso.
A Chapecoense passou por um momento de instabilidade, mas se reergueu no campeonato e, com uma sequência de três vitórias, passou o Athletico e ocupa a quinta colocação com 50 pontos. Se vencer o Botafogo-SP na terça-feira, tira o Goiás do G4, chegando aos 53 pontos.
O Cuiabá também está à frente do Athletico. Com a vitória sobre o Coritiba por 1 a 0, chegou aos 49 pontos e é o sexto colocado. O Remo também passa a ser uma ameaça, principalmente se o Furacão não vencer na terça-feira. Com os mesmos 48 pontos, vindo de três vitórias seguidas, o Leão Azul visita o Paysandu, lanterna do campeonato, nessa segunda-feira (13).
O CRB, com 46 pontos, pode passar o Athletico em caso de empate ou derrota para o Avaí. O Galo da Praia é o segundo melhor mandante da competição, apenas atrás do Cuiabá, e recebe a Ferroviária em casa, na segunda-feira, às 21h30.
Live
Live